Possibilidades formativas da literatura infantil como arte

Autores/as

  • Benedita de Almeida Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Keissiane Michelotti Geittenes de Ávila Universidade Estadual do Oeste do Paraná Secretaria Municipal de Educação de Francisco Beltrão

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v18i25.389

Palabras clave:

Formação de professores, Literatura infantil, Práticas pedagógicas, Arte - educação.

Resumen

Este artigo apresenta resultados de pesquisa sobre o trabalho com Literatura Infantil nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Francisco Beltrão – PR. Desenvolvida mediante análise de documentos e questionários, aponta aspectos fundamentais das práticas pedagógicas e da formação de professores para esse trabalho. Apresentam-se conceitos presentes nos documentos oficiais de orientação às escolas, sobre Literatura Infantil, no diálogo com sua constituição como arte e modo de ampliar a apreensão e compreensão da realidade. Os resultados da pesquisa evidenciam alguns limites na formação dos professores para a prática pedagógica com Literatura Infantil e suas potencialidades formativas, como arte. Evidencia-se que as concepções dos professores, ainda que circunscritas à atividade escolar, representam avanços em defesa de uma formação que proporcione leitura crítica da realidade.

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Biografía del autor/a

Benedita de Almeida, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Educação. Professora do Programa de Mestrado em Educação, UNIOESTE, Francisco Beltrão/PR. Pesquisadora em Formação de professores, linguagem e ensino, Grupo de Pesquisa RETLEE/CNPq-UNIOESTE.

Keissiane Michelotti Geittenes de Ávila, Universidade Estadual do Oeste do Paraná Secretaria Municipal de Educação de Francisco Beltrão

Pedagoga. Professora na rede municipal. Grupo de Pesquisa RETLEE/CNPq-UNIOESTE

Publicado

2015-05-12

Cómo citar

Almeida, B. de, & Ávila, K. M. G. de. (2015). Possibilidades formativas da literatura infantil como arte. Educação Em Foco, 18(25), 33–53. https://doi.org/10.24934/eef.v18i25.389