A experiência do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde da UFMG - o caso da interface saúde/ambiente

Autores/as

  • Mauro Henrique Nogueira Guimarães de Abreu Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
  • Andréa Clemente Palmier Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
  • Danielle Ferreira de Magalhães Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
  • João Henrique Lara do Amaral Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Claudia Regina Lindgren Alves Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v12i13.73

Palabras clave:

Tutoria, educação superior, atenção primária à saúde.

Resumen

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET- Saúde) objetiva qualificar a atenção primária à saúde por meio da capacitação dos profissionais em serviço e da inserção dos estudantes na Estratégia de Saúde da Família. O programa fomentou grupos de aprendizagem tutorial com a participação de professores, profissionais e estudantes da área da saúde. Esse relato descreve as ações da linha de trabalho Interface Saúde/Ambiente do PET-Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais e da Secretaria Municipal de Saúde, em Belo Horizonte. Os grupos tutoriais foram capacitados segundo os objetivos do programa. Foi realizada uma pesquisa a respeito da percepção da comunidade e dos trabalhadores da saúde sobre as relações entre saúde e ambiente, e desenvolvidos projetos de caráter educativo. Na continuidade do projeto, serão garantidas as frentes de trabalho já estabelecidas e as informações coletadas pela pesquisa serão utilizadas na proposição de ações segundo as necessidades de saúde da comunidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mauro Henrique Nogueira Guimarães de Abreu, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Professor do Departamento de Odontologia Social e Preventiva da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tutor do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET-Saúde).

Andréa Clemente Palmier, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Professora do Departamento de Odontologia Social e Preventiva da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tutora do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET-Saúde).

Danielle Ferreira de Magalhães, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Professora do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tutora do PET-Saúde.

João Henrique Lara do Amaral, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professor do Departamento de Odontologia Social e Preventiva da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tutor do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET-Saúde).

Claudia Regina Lindgren Alves, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordenadora do PET-Saúde.

Publicado

2009-08-01

Cómo citar

de Abreu, M. H. N. G., Palmier, A. C., de Magalhães, D. F., do Amaral, J. H. L., & Alves, C. R. L. (2009). A experiência do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde da UFMG - o caso da interface saúde/ambiente. Educação Em Foco, 12(13), 13–28. https://doi.org/10.24934/eef.v12i13.73