As dimensões constitutivas da Pedagogia como campo de conhecimento

Autores

  • Maria Amélia Santoro Franco Universidade Católica de Santos - UniSantos
  • José Carlos Libâneo Universidade Católica de Goiás - UCG
  • Selma Garrido Pimenta Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v14i17.103

Palavras-chave:

epistemologia da Pedagogia, práxis educativa, Pedagogia e Didática, Teoria Pedagógica.

Resumo

No texto discute-se a especificidade epistemológica do campo científico e profissional da Pedagogia, definindo-o como a teoria e a prática da educação, compreendendo educação em seu sentido lato e pluridimensional. Desse modo, a variedade de práticas educacionais na sociedade resulta numa diversidade de práticas pedagógicas, entre elas a educação escolar. Afirma-se a distinção entre Pedagogia e Didática, aquela com maior amplitude conceitual do que esta, em que a docência se apresenta como modalidade peculiar da atividade pedagógica. Partindo-se da compreensão da práxis educativa – como objeto da ciência pedagógica - como ação intencional, reflexiva e transformadora dessa práxis, são explicitadas três dimensões da Pedagogia, a epistemológica, a prática e a disciplinar.

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Biografia do Autor

Maria Amélia Santoro Franco, Universidade Católica de Santos - UniSantos

Profa. Titular da Universidade Católica de Santos - UniSantos

José Carlos Libâneo, Universidade Católica de Goiás - UCG

Prof. Titular da Universidade Católica de Goiás - UCG

Selma Garrido Pimenta, Universidade de São Paulo - USP

Profa. Titular da Universidade de São Paulo - USP

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Publicado

20/09/2011

Como Citar

Franco, M. A. S., Libâneo, J. C., & Pimenta, S. G. (2011). As dimensões constitutivas da Pedagogia como campo de conhecimento. Educação Em Foco, 14(17), 55–78. https://doi.org/10.24934/eef.v14i17.103