Design Inteligente em uma Revista Científica Brasileira:

pseudociência acadêmica

Autores

  • Heslley Machado Silva Silva Centro Universitário de Formiga (UNIFOR/MG) e Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.7092

Palavras-chave:

pseudociência, criacionismo, evolução, comunidade científica, ciência, educação

Resumo

O movimento do Projeto Inteligente (ID) supõe que a evolução tendo sido projetada por alguma força sobrenatural inteligente, espalhou-se pelo mundo, apesar de seu não reconhecimento pela ciência. O ponto de partida para a discussão é a publicação de uma carta convite em uma revista científica brasileira. É demonstrada a incoerência desta carta e como ela revela que os principais expoentes brasileiros e americanos deste pensamento elaboram uma mistura deformada de ciência e religião. Conclui-se que este tipo de publicação em uma revista acadêmica é prejudicial à educação científica, mas pode revelar a fragilidade desse discurso pseudocientífico do ID.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heslley Machado Silva Silva, Centro Universitário de Formiga (UNIFOR/MG) e Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Pós-doutor em Educação e Ciência pela Universidade do Minho, Portugal (2016). Doutor em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais (2015), programa Latino-americano e linha de pesquisa Educação e Ciência, possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), com especialização em Biotecnologia pela Universidade Federal de Lavras e especialização em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal de Ouro Preto. Graduado em Ciências e Biologia pelo Centro Universitário de Formiga/MG. Atualmente é professor Titular I e pesquisador do Centro Universitário de Formiga/MG (UNIFOR/MG). Também é professor e pesquisador na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Ibirité/MG. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Embriologia, Genética, Evolução, Zoologia e coordenação de cursos de Ciências Biológicas. Experiência também na área da Educação, Ensino de Ciências e de Biologia. Tem coordenado vários projetos de pesquisa no campo da educação, ensino de evolução e saúde. Atua também como pesquisador do UNIFOR/MG, nas áreas de saúde, educação e evolução. Co-editor da revista multidisciplinar Conexão Ciência. Avaliador do MEC. Atualmente tem pesquisado e publicado sobre o fenômeno das Fake News científicas. Currículo lattees:  http://lattes.cnpq.br/6465917009172070 ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8126-8962 

Referências

ALVES, Fernando Everton. Theory of intelligent design. Clinical & Biomedical Research, v. 35, n. 4, p. 250–1, 2015.

AVISE, John C. Inside the human genome: A case for non-intelligent design. [S.l.]: Oxford University Press on Demand, 2010.

AYALA, Francisco J. Science, evolution, and creationism. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America. [S.l.]: National Academy of Sciences. Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18178613>. Acesso em: 16 jan 2019. , 8 Jan 2008

AYALA, Francisco José. Darwin’s Gift to Science and Religion. Washington, DC: Joseph Henry Press, 2007.

BEHE, Michael J. Waiting longer for two mutations. Genetics, v. 181, n. 2, p. 819–820, 2009.

BRANCH, Glenn. Understanding creationism after Kitzmiller. BioScience, v. 57, n. 3, p. 278–284, 2007.

BRUNS, Barbara e EVANS, David e LUQUE, Javier. Achieving World Class Education in Brazil: The Next Agenda. [S.l: s.n.], 2010.

COLLINS, Francis S. Faith and the Human Genome. Perspectives on Science and Christian Faith, v. 55, n. 3, p. 142–153, 2003. Disponível em: <http://www.asa3.org/ASA/PSCF/2003/PSCF9-03Collins.pdf>.

CRESSEY, Daniel. “Creator” paper sparks concern. Nature, v. 531, n. 7593, p. 143, 2016. Disponível em: <http://www.nature.com/news/paper-that-says-human-hand-was-designed-by-creator-sparks-concern-1.19499>.

DOBZHANSKY, Theodosius. “Nothing in biology makes sense except in the light of evolution”. The American Biology Teacher, v. 35, n. 125–129, 1973.

EBERLIN, Marcos N. Fomos planejados: a maior descoberta científica de todos os tempos. 5. ed. [S.l.]: Editora Mackenzie, 2018.

GREAVES, Mel. Darwinian medicine: a case for cancer. Nature Reviews Cancer, v. 7, n. 3, p. 213–221, 2007.

LIPSTADT, Deborah. Denying the Holocaust: The Growing Assault on Truth and Memory. [S.l.]: Penguin; UK ed. edition, 2016.

LIU, Ming Jin et al. Biomechanical characteristics of hand coordination in grasping activities of daily living. PLoS ONE, v. 11, n. 1, p. 1–16, 2016.

MAXMEN, Amy. Rise in malaria cases sparks fears of a resurgence. Nature, 2017.

MCELREATH, Richard. Sizing up human brain evolution. Nature, v. 557, p. 496–497, 2018.

PISONB, Gilles et al. Impact of chloroquine resistance on malaria mörtality Impuct de lu Tésistunce h lu chloroquine SUT l¿i mo~tulìzé pulustre. Comptes Rendus de l’Académie des Sciences - Series III - Sciences de la Vie, v. 321, n. 8, p. 689–697, 1998. Disponível em: <http://horizon.documentation.ird.fr/exl-doc/pleins_textes/pleins_textes_7/b_fdi_51-52/010015735.pdf>.

SABRA, A. e BELLANTI, J. A. e COLON, A. R. Ileal-lymphoid-nodular hyperplasia, non-specific colitis, and pervasive developmental disorder in children [3]. Lancet, v. 352, n. 9123, p. 234–235, 1998.

SCHEUFELE, Dietram A e KRAUSE, Nicole M. Science audiences, misinformation, and fake news. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 116, n. 16, p. 7662–7669, 2019.

SHANKS, Niall. God, the devil, and Darwin: A critique of intelligent design theory. [S.l.]: Oxford University Press, 2004.

SHRINER, Daniel e ROTIMI, Charles N. Whole-Genome-Sequence-Based Haplotypes Reveal Single Origin of the Sickle Allele during the Holocene Wet Phase. American Journal of Human Genetics, v. 102, n. 4, p. 547–556, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/j.ajhg.2018.02.003>.

SILVA, Heslley Machado; Ark of Absurdities. Skeptic, v. 25, n. 2, p. 26–30, 2020.

SILVA, Heslley Machado. Intelligent design endangers education. Science, v. 357, n. 6354, p. 880.1-880, 1 Set 2017. Disponível em: <http://www.sciencemag.org/lookup/doi/10.1126/science.aao3245>. Acesso em: 21 mar 2018.

SILVA, Heslley Machado. The historic success of vaccination and the global challenge posed by inaccurate knowledge in social networks. Patient Education and Counseling, 2020. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S073839912030481X?via%3Dihub>.

SIMON NEUBAUER, JEAN-JACQUES HUBLIN, Philipp Gunz. The evolution of modern human brain shape. SCIENCE ADVANCES, v. 4, p. 1–8, 2018.

SKELL, Philip. A Scientific Dissent from Darwinism. http://www.discovery.org/scripts/viewDB/filesDB-download.php?command=download&id=660, 2016.

STAFF, The PLOS ONE. Retraction: Biomechanical Characteristics of Hand Coordination in Grasping Activities of Daily Living. PLoS ONE, v. 11, n. 3, p. 1, 2016.

Downloads

Publicado

21/06/2024

Como Citar

Silva, H. M. S. (2024). Design Inteligente em uma Revista Científica Brasileira: : pseudociência acadêmica. Educação Em Foco, 27(52), 1–21. https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.7092