Educação especial e teatro
práticas pedagógico-teatrais para crianças com e sem deficiência
DOI:
https://doi.org/10.36704/sciasart.v11i1.6421Palabras clave:
Educação Especial. Drama. Diversidades. PIBID. Pedagogia do Teatro.Resumen
A experiência desenvolvida no curso de Educação Especial/diurno, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), explora o Drama como abordagem metodológica para o ensino do teatro para crianças com e sem deficiência. Os objetivos foram: traçar paralelos entre Arte e Educação e refletir o Drama como metodologia para o ensino do teatro na Educação Especial, adaptando essas práticas, a fim de que todos possam participar. A pesquisa parte da análise de cinco oficinas de Drama realizadas com crianças de duas escolas localizadas em Santa Maria - RS. Essas práticas foram desenvolvidas por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e tiveram como colaboradores acadêmicos do curso de Educação Especial da UFSM. O referencial teórico traz autores como Pereira (2015) e Cabral (2006), que abordam diferentes convenções do Drama, além de Berselli (2017) que trata do tema diversidade e deficiências a partir de práticas teatrais. Espera-se, com a reflexão sobre as práticas, ampliar a visão dos professores, tanto da academia quanto das escolas, assim como dos acadêmicos do curso de Educação Especial, sobre uma prática diferenciada para ensinar/fazer teatro para/com crianças com e sem deficiência, trabalhando com conteúdos curriculares ou até mesmo explorando temas, como inclusão, diversidade, deficiência, convivência e empatia, a partir de práticas teatrais.
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