Educação especial e teatro

práticas pedagógico-teatrais para crianças com e sem deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciasart.v11i1.6421

Palavras-chave:

Educação Especial. Drama. Diversidades. PIBID. Pedagogia do Teatro.

Resumo

A experiência desenvolvida no curso de Educação Especial/diurno, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), explora o Drama como abordagem metodológica para o ensino do teatro para crianças com e sem deficiência. Os objetivos foram: traçar paralelos entre Arte e Educação e refletir o Drama como metodologia para o ensino do teatro na Educação Especial, adaptando essas práticas, a fim de que todos possam participar. A pesquisa parte da análise de cinco oficinas de Drama realizadas com crianças de duas escolas localizadas em Santa Maria - RS. Essas práticas foram desenvolvidas por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e tiveram como colaboradores acadêmicos do curso de Educação Especial da UFSM. O referencial teórico traz autores como Pereira (2015) e Cabral (2006), que abordam diferentes convenções do Drama, além de Berselli (2017) que trata do tema diversidade e deficiências a partir de práticas teatrais. Espera-se, com a reflexão sobre as práticas, ampliar a visão dos professores, tanto da academia quanto das escolas, assim como dos acadêmicos do curso de Educação Especial, sobre uma prática diferenciada para ensinar/fazer teatro para/com crianças com e sem deficiência, trabalhando com conteúdos curriculares ou até mesmo explorando temas, como inclusão, diversidade, deficiência, convivência e empatia, a partir de práticas teatrais.

Biografia do Autor

Sabrina Fernandes de Castro, UFSM

Professora Adjunta do Departamento de Educação Especial, Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Coordenadora do Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena - Diurno. Professora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica/UFSM. Possui graduação em Educação Especial - Habilitação Deficiência Mental, pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2006), doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (2011) e estágio pós-doutoral pela Universidade Federal de São Carlos (2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, educação inclusiva, atendimento educacional especializado, deficiência intelectual e acessibilidade no ensino superior.

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Publicado

2022-07-01

Como Citar

Pohl Sanches, M. J., & Fernandes de Castro, S. (2022). Educação especial e teatro : práticas pedagógico-teatrais para crianças com e sem deficiência. SCIAS - Arte Educação, 11(1), 5–17. https://doi.org/10.36704/sciasart.v11i1.6421