Direito e Literatura para promoção de uma cultura de paz
Um relato de dois projetos de educação em Direitos Humanos junto à universitários
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i2.7961Palavras-chave:
Direitos humanos, educação, literatura, cultura de pazResumo
O presente relato de experiência visa apresentar os resultados e desafios de dois projetos desenvolvidos no Centro Universitário de Lavras – UNILAVRAS: “Grupo de Estudos em Direitos Humanos” e “Direito e Literatura”. O objetivo principal de nosso relato é refletir como a literatura pode ser grande aliada na construção de uma cultura de paz junto às atividades promotoras da educação em direitos humanos. Nesse sentido, iremos apontar o histórico dos dois projetos, seu público-alvo, a dinâmica dos encontros para refletirmos os ganhos adquiridos com uma educação sensibilizadora a partir de importantes obras da literatura brasileira. Percebemos ainda como é desafiador engajar a participação e a permanência dos estudantes de forma continuada no projeto. Concluímos que educar por meio da literatura permite construir uma empatia mais intensa, promovendo uma educação humanista, nas trilhas dos ensinamentos de Paulo Freire, Antônio Candido e Lynn Hunt.
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