Educar para transformar

(Re)pensando uma educação em Direitos Humanos sob a perspectiva do feminismo decolonial

Autores

  • Ana Clara Mendes Serrano  Centro Universitário de Lavras – UNILAVRAS
  • Guilherme Scodeler de Souza Barreiro Centro Universitário de Lavras - UNILAVRAS
  • Marcelle Regina Assis Centro universitário de Lavras – UNILAVRAS https://orcid.org/0000-0002-3197-6116
  • Tânia Mara Gomes Magalhães  Centro Universitário de Lavras – UNILAVRAS

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v5i1.6448

Palavras-chave:

educação em direitos humanos, feminismo decolonial, modernidade, gênero, diversidade

Resumo

O panorama do sistema educacional brasileiro revela o profundo e enraizado efeito que o processo de colonização impôs ao país, evidenciando a padronização e hegemonia europeia na construção do saber e do conhecimento, o que levam à exclusão e opressão de existências que não caibam no modelo universalizante de ser. Essa dominação acaba se estabelecendo nas bases dos diversos movimentos sociais, o que contribui para a consolidação de pautas engessadas, as quais perpetuam a invisibilidade dos grupos oprimidos. Ao ignorar a diversidade social, é desencadeada uma crise no que se refere à proteção dos direitos humanos, aqui notadamente trabalhada no âmbito do movimento feminista. E é nesse sentido que o presente texto se propõe a contribuir, evidenciando a necessidade de se repensar e reinventar essa educação, a partir da perspectiva do feminismo decolonial, incluindo categorias que representam e explicam as opressões sofridas por grupos vulneráveis. 

Biografia do Autor

Ana Clara Mendes Serrano,  Centro Universitário de Lavras – UNILAVRAS

Graduanda em Direito pelo Centro Universitário de Lavras - UNILAVRAS. Pesquisadora com fomento PIBIC/CNPq (2019-2020) pela Universidade Federal de Lavras. Extensionista no Grupo de Estudos em Direitos Humanos - GEDH e Paideia: educando para a cidadania, do UNILAVRAS. Interesse acadêmico em Direitos Humanos, Educação para Cidadania, Políticas Públicas, Direitos das Mulheres e Direitos LGBTQIAP+. 

Marcelle Regina Assis, Centro universitário de Lavras – UNILAVRAS

Graduanda em Direito pelo Centro Universitário de Lavras – UNILAVRAS, extensionista do projeto PAIDEIA: educando para a cidadania”, assistente jurídica do Projeto NIARA - Enactus UFLA. Pesquisou no ano (2019/2020) pela empresa FAPEMIG. Apresentou trabalhos em fóruns científicos (UFMG/CRIM, UNIFENAS/I Congresso Internacional do Curso de Direito, III Jornada Jurídica/UFLA) sobre Gênero, Feminismo e Direitos das mulheres. 

Tânia Mara Gomes Magalhães,  Centro Universitário de Lavras – UNILAVRAS

Especialista em Direito Público pela UNICSUL, Graduada em Ciências Econômicas pela UFSJ e atualmente é graduanda em Direito pelo Unilavras. Possui experiência em gestão e assessoramento nas áreas de Inovação Tecnológica, Propriedade Intelectual, Projetos e Empreendedorismo, tendo atuado junto à Agência de Inovação e Empreendedorismo da UNIFAL e, posteriormente, junto ao Núcleo de Inovação Tecnológica da UFLA.

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Publicado

2022-07-27

Como Citar

Mendes Serrano, A. C., Scodeler de Souza Barreiro, G., Assis, M. R., & Mara Gomes Magalhães, T. (2022). Educar para transformar : (Re)pensando uma educação em Direitos Humanos sob a perspectiva do feminismo decolonial. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 5(1), 118–138. https://doi.org/10.36704/sdhe.v5i1.6448