O lugar na perspectiva de estudantes do sexto ano do ensino fundamental

Autores

  • Raquel Aparecida Macedo Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Lugar; Conceitos Geográficos; Não-lugar; Sexto ano.

Resumo

Os estudantes têm contato com os principais conceitos da ciência geográfica no sexto ano do ensino fundamental. No entanto, estes conceitos se apresentam de difícil compreensão pois, muitas vezes são apenas repassados de forma desconectada da realidade dos estudantes. Há também uma dificuldade por parte dos professores em estar construindo esses conceitos devido a uma formação teórica- conceitual frágil. Além disso, soma-se a questão, as especificidades dos estudantes do sexto ano do ensino fundamental, como a adaptação a uma nova estrutura pedagógica e mudanças psicoemocionais experimentadas por eles nesta faixa etária. Neste sentido, este trabalho é o resultado de uma aula sobre o conceito de lugar com uma turma de sexto ano de escola pública de Viçosa, MG. O objetivo da atividade foi construir junto aos estudantes o conceito de lugar. Para tanto, foi realizada uma aula expositiva dialogada em que se utilizou como recursos pedagógicos fotografias e a música ‘Saudade da minha terra’. Por fim, como avaliação, foi pedido aos estudantes a elaboração de um texto sobre o entendimento dos mesmos sobre a definição do conceito de lugar. Os resultados demonstraram que além de compreenderem o conceito, os estudantes também foram capazes de construir e relacionar com a sua prática e local de fala, definindo inclusive o que seria o não-lugar, subsidiando assim, reflexões interessantes para o saber geográfico.

Referências

AZEVEDO, Mariângela Oliveira de; OLANDA, Elson Rodrigues. O ensino do lugar: reflexões sobre o conceito de lugar na Geografia. Ateliê Geográfico, Goiânia, Goiás, v. 13, n. 3, p. 136 – 156, dez/2018.

BARTOLY, Flávio. Debates e perspectivas do Lugar na geografia. GEOgraphia, UFF, v13, n° 26, p. 66-91, 2012.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. O lugar no/do mundo. FFLCH- Universidade de São Paulo, 2007. Disponível em:< https://www.fflch.usp.br/dg/gespaa]az>. Acesso em 31 de outubro de 2022.

E-DOCENTE. Ensino fundamental 1 e 2: transição do 5° para o 6° ano. E-Docente, blog, 2019. Disponível em: https://www.edocente.com.br/blog/educacao/ensino-fundamental-1-2-transicao-5-para-6-ano/>. Acesso em 31 de novembro de 2022.

JUNIOR, Francisco Claudio Soares. A produção histórica do ensino de geografia no Brasil. in: II Congresso Brasileiro de História da educação, 2002, Natal/ RN: EDUFRN, 2002.

LEITE, Cristina Maia Costa. O conceito de Lugar na perspectiva da Geografia escolar. Itinerarius Reflectionis, UFG, vol. 14, N. 2, 2018.

LENCIONE, Sandra. Observações sobre o conceito de cidade e urbano. GEOUSP, Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 12, n. 1, p. 109-123, 2008. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2008.74098. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/74098. Acesso em: 21 de outubro de 2022.

MASSEY, Doreen B. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Tradução Hilda Pareto Maciel e Rogério Haesbaert. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil, 2008.

MOREIRA, Erika Vanessa; HESPANHOL, Rosângela Aparecida de Medeiros. O lugar como uma construção social. Revista Formação, n° 14, volume 2, p. 48- 60, 2007.

MUNIZ, Alexsandra. A música nas aulas de Geografia. Revista de ensino de Geografia, Uberlândia, MG, Vol. 3, n. 4, p. 80-94, jan./jun. 2012.

PIRES, Mateus Marchesan; Cavalcanti, Lana de Souza. A imagem e seus aportes ao desenvolvimento do pensamento e das funções mentais no ensino de Geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 10, n. 19, p. 381-402, jan./jun., 2020. Disponível em: <https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/749/431>. Acesso em: 31 de outubro de 2022.

REIS, Ludimila Maria da Silva; NOGUEIRA, Marlice de Oliveira e. Transição para o ensino fundamental II: o que dizem as pesquisas brasileiras. Revista Linhas Críticas, UnB. [S. l.], v. 27, p. e37594, 2021. DOI: 10.26512/lc27202137594. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/37594>. Acesso em: 31 de outubro de 2022.

RODRIGUES, Kelly. O conceito de Lugar: aproximação da Geografia com o indivíduo. In: XI Encontro Nacional da ANPEGE, 2015, p. 5036 a 5047.

SANTOS, Laudenides Pontes dos. O estudo do Lugar no ensino de Geografia: Os espaços cotidianos na Geografia escolar, 2010. Dissertação de mestrado- Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Rio Claro, Rio Claro- São Paulo, 2010.

SILVA, Maria do Socorro Ferreira da; SILVA, Edimilson Gomes da. O ensino da Geografia e a construção dos conceitos científicos geográficos. VI Colóquio Internacional ‘‘Educação e Contemporaneidade”, São Cristovão- SE, 2012. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/10180/7/6.pdf>. Acesso em 31 de novembro de 2022.

VELLOSO, Telma Oliveira Soares. A música no ensino de Geografia: uma ferramenta de ensino e aprendizagem. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 9, n. 3, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/10458. Acesso em: 9 de novembro de 2022.

Downloads

Publicado

2024-04-01

Como Citar

Aparecida Macedo, R. (2024). O lugar na perspectiva de estudantes do sexto ano do ensino fundamental. SAPIENS - Revista De divulgação Científica, 5(2), 115–130. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sps/article/view/7899