O lugar na perspectiva de estudantes do sexto ano do ensino fundamental
Palabras clave:
Lugar; Conceitos Geográficos; Não-lugar; Sexto ano.Resumen
Os estudantes têm contato com os principais conceitos da ciência geográfica no sexto ano do ensino fundamental. No entanto, estes conceitos se apresentam de difícil compreensão pois, muitas vezes são apenas repassados de forma desconectada da realidade dos estudantes. Há também uma dificuldade por parte dos professores em estar construindo esses conceitos devido a uma formação teórica- conceitual frágil. Além disso, soma-se a questão, as especificidades dos estudantes do sexto ano do ensino fundamental, como a adaptação a uma nova estrutura pedagógica e mudanças psicoemocionais experimentadas por eles nesta faixa etária. Neste sentido, este trabalho é o resultado de uma aula sobre o conceito de lugar com uma turma de sexto ano de escola pública de Viçosa, MG. O objetivo da atividade foi construir junto aos estudantes o conceito de lugar. Para tanto, foi realizada uma aula expositiva dialogada em que se utilizou como recursos pedagógicos fotografias e a música ‘Saudade da minha terra’. Por fim, como avaliação, foi pedido aos estudantes a elaboração de um texto sobre o entendimento dos mesmos sobre a definição do conceito de lugar. Os resultados demonstraram que além de compreenderem o conceito, os estudantes também foram capazes de construir e relacionar com a sua prática e local de fala, definindo inclusive o que seria o não-lugar, subsidiando assim, reflexões interessantes para o saber geográfico.
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