Geografia e Agroecologia: trajetória, vivências e experiências construídas

Autores/as

  • Keila Cássia Santos Araújo Lopes Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG Carangola
  • Izabela Obolari Protasio Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Samara Matos Silva Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Mariana Soares Domingues Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Gabriel Romagnose Fortunato de Freitas Monteiro Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Paulo Rogério Lopes Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.36704/sapiens.v4i2.7216

Palabras clave:

GEOGRAFIA SOCIOAMBIENTAL; AGROECOLOGIA; SUSTENTABILIDADE; ATIVIDADES DE EXTENSÃO; DIÁLOGO DE SABERES

Resumen

O presente artigo tem como objetivo apresentar a trajetória, vivências e experiências oriundas do projeto de extensão “Tecendo saberes e cultivando alimentos – a Geografia na construção de processos educadores e territórios sustentáveis”. O referido projeto possui como objetivo suleador, a promoção de diálogos e práticas que promovam vivências, experiências com a Geografia Socioambiental e sua interface com Agroecologia, no intuito de possibilitar, sobretudo, reflexões sobre o modelo de produção agrícola capitalista e suas consequências para os seres humanos e o ambiente, bem como, elucidar o necessário e urgente processo transformador visando sociedades sustentáveis. O projeto vem sendo desenvolvido com atividades de formação dos estudantes bolsistas, voluntários, construção de materiais que dialogam com as temáticas centrais e práticas em escolas públicas. Portanto, o projeto tem contribuído, para além da formação pedagógica, conceitual e prática dos estudantes, mas também na relação e aproximação com o espaço escolar, essencial para a docência.

Citas

COSTA, P.C.C.; COSTA, M.B.B.da. História da Agroecologia no Brasil. In: HALISKI, Antonio Marcio (org), et al. Saber e Fazer Agroecológico. Curitiba: CRV, 2021, p. 17 a 29.

GLIESSMAN, S. R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. 3.ed. Porto Alegre: UFRGS, 2005.

HALINSKI, A.M.; LOPES, K.C.S.A.; LOPES, P.R.; PADILHA, R.F.S.J. Tecendo saberes, articulações e redes. In: HALINSKI, A.M.; LOPES, K.C.S.A.; LOPES, P.R.; PADILHA, R.F.S.J. Saber e Fazer Agroecológico. Editora: CRV. Curitiba. 2021.p.13-17. DOI: https://doi.org/10.24824/978652510851.3

SILVA, M.G.da.; SANTOS, M.L.dos. A prática educativa dos movimentos sociais na construção da Agroecologia. Revista Educação em Perspectiva. Viçosa, v. 7, n. 2, p. 263-282, jul./dez. 2016.

TOLEDO, V. M. A Agroecologia é uma revolução epistemológica. Agriculturas, v.13. n.1, 2016.

Publicado

2023-02-27

Cómo citar

Santos Araújo Lopes, K. C. ., Obolari Protasio , I., Matos Silva , S., Soares Domingues , M., Romagnose Fortunato de Freitas Monteiro , G., & Rogério Lopes , P. (2023). Geografia e Agroecologia: trajetória, vivências e experiências construídas. SAPIENS - Revista De divulgação Científica, 4(2), 94–107. https://doi.org/10.36704/sapiens.v4i2.7216