Trabalho docente e capital em crise: articulações no cenário de reforma educacional brasileira centrada na LDB 9394/96 / Teaching and capital in crisis: articulations in the scenario of the brazilian education reform centered on LBEGB 9394/96

Autores

  • Valdemarin Coelho Gomes Universidade Federal do Ceará
  • Ana Joza de Lima Universidade Estadual do Ceará
  • Betania Moreira de Moraes Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v20i30.1606

Palavras-chave:

Trabalho docente, educação básica, reforma educacional, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, crise estrutural do capital / Teaching, Primary education, Education reform, The Law on Brazilian Education Guidelines and Bases, Structural crisis of*

Resumo

O presente texto discorre sobre as mudanças vivenciadas no âmbito do trabalho docente na educação básica, estabelecidas no conjunto de reformas do setor educacional no Brasil nas últimas décadas. O trabalho traça como objetivo compreender as bases das transformações pelas quais passa a atividade docente no contexto de mudanças no ensino básico das escolas públicas, instituídas a partir da atual LDB e marcadas por um cenário de crise estrutural do capital. As análises se orientam pela abordagem teórico-metodológica da ontologia do ser social, fundada por Marx e apreendida por Lukács. Assim, parte da identificação das determinações essenciais do processo de humanização, que tem no trabalho o fundamento da existência social do homem e na educação o primaz instrumento de articulação entre o indivíduo e seu gênero, para debruçar-se sobre a LDB e suas implicações no complexo educacional escolar e no trabalho do professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdemarin Coelho Gomes, Universidade Federal do Ceará

Professor Adjunto da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará.

Ana Joza de Lima, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UECE

Betania Moreira de Moraes, Universidade Estadual do Ceará

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UECE

Downloads

Publicado

06/07/2017

Como Citar

Gomes, V. C., Lima, A. J. de, & Moraes, B. M. de. (2017). Trabalho docente e capital em crise: articulações no cenário de reforma educacional brasileira centrada na LDB 9394/96 / Teaching and capital in crisis: articulations in the scenario of the brazilian education reform centered on LBEGB 9394/96. Educação Em Foco, 20(30), 147–166. https://doi.org/10.24934/eef.v20i30.1606