Trabalho docente e capital em crise: articulações no cenário de reforma educacional brasileira centrada na LDB 9394/96 / Teaching and capital in crisis: articulations in the scenario of the brazilian education reform centered on LBEGB 9394/96
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https://doi.org/10.24934/eef.v20i30.1606Keywords:
Trabalho docente, educação básica, reforma educacional, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, crise estrutural do capital / Teaching, Primary education, Education reform, The Law on Brazilian Education Guidelines and Bases, Structural crisis of*Abstract
O presente texto discorre sobre as mudanças vivenciadas no âmbito do trabalho docente na educação básica, estabelecidas no conjunto de reformas do setor educacional no Brasil nas últimas décadas. O trabalho traça como objetivo compreender as bases das transformações pelas quais passa a atividade docente no contexto de mudanças no ensino básico das escolas públicas, instituídas a partir da atual LDB e marcadas por um cenário de crise estrutural do capital. As análises se orientam pela abordagem teórico-metodológica da ontologia do ser social, fundada por Marx e apreendida por Lukács. Assim, parte da identificação das determinações essenciais do processo de humanização, que tem no trabalho o fundamento da existência social do homem e na educação o primaz instrumento de articulação entre o indivíduo e seu gênero, para debruçar-se sobre a LDB e suas implicações no complexo educacional escolar e no trabalho do professor.Downloads
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Published
2017-07-06
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Gomes, V. C., Lima, A. J. de, & Moraes, B. M. de. (2017). Trabalho docente e capital em crise: articulações no cenário de reforma educacional brasileira centrada na LDB 9394/96 / Teaching and capital in crisis: articulations in the scenario of the brazilian education reform centered on LBEGB 9394/96. Educação Em Foco, 20(30), 147–166. https://doi.org/10.24934/eef.v20i30.1606
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Artigos
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