Os sentidos e significados constituídos por uma professora sobre o trabalho com leitura na sala de aula / The sense and meanings established by a teacher about working on reading skills in the classroom

ANTÔNIA BATISTA MARQUES, JANAÍNA ASSIS CORTEZ, ELZA HELENA SILVA COSTA BARBOSA

Resumo


Este estudo apresenta resultados de pesquisa acerca dos sentidos e significados constituídos pelo professor sobre o trabalho com a leitura na sala de aula na perspectiva Sócio-Histórica.  A pesquisa é de caráter qualitativo, do tipo bibliográfica e empírica. Utilizamos a proposta metodológica dos núcleos de significação, para a análise e interpretação das informações produzidas. O sujeito da pesquisa foi uma professora da rede pública de ensino, está inserida na sala de aula do primeiro ano do Ensino Fundamental. Os resultados da pesquisa apontam, a concepção de leitura da professora guia a sua prática e que para o enfrentamento das dificuldades no trabalho com a leitura, ela recorre essencialmente a duas estratégias; a realização de tarefas diferenciadas, quando não usa o livro, e a orientação individualizado no momento que o uso do livro.


Palavras-chave


Trabalho com leitura; Níveis de aprendizagem; Sentidos e significados

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.24934/eef.v22i37.2764

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 ANTÔNIA BATISTA MARQUES, JANAÍNA ASSIS CORTEZ, ELZA HELENA SILVA COSTA BARBOSA