Os sentidos e significados constituídos por uma professora sobre o trabalho com leitura na sala de aula / The sense and meanings established by a teacher about working on reading skills in the classroom

Autores/as

  • ANTÔNIA BATISTA MARQUES UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
  • JANAÍNA ASSIS CORTEZ UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
  • ELZA HELENA SILVA COSTA BARBOSA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v22i37.2764

Palabras clave:

Trabalho com leitura, Níveis de aprendizagem, Sentidos e significados

Resumen

Este estudo apresenta resultados de pesquisa acerca dos sentidos e significados constituídos pelo professor sobre o trabalho com a leitura na sala de aula na perspectiva Sócio-Histórica.  A pesquisa é de caráter qualitativo, do tipo bibliográfica e empírica. Utilizamos a proposta metodológica dos núcleos de significação, para a análise e interpretação das informações produzidas. O sujeito da pesquisa foi uma professora da rede pública de ensino, está inserida na sala de aula do primeiro ano do Ensino Fundamental. Os resultados da pesquisa apontam, a concepção de leitura da professora guia a sua prática e que para o enfrentamento das dificuldades no trabalho com a leitura, ela recorre essencialmente a duas estratégias; a realização de tarefas diferenciadas, quando não usa o livro, e a orientação individualizado no momento que o uso do livro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2019-08-12

Cómo citar

MARQUES, A. B., CORTEZ, J. A., & COSTA BARBOSA, E. H. S. (2019). Os sentidos e significados constituídos por uma professora sobre o trabalho com leitura na sala de aula / The sense and meanings established by a teacher about working on reading skills in the classroom. Educação Em Foco, 22(37), 27–49. https://doi.org/10.24934/eef.v22i37.2764