Autonomia financeira da escola em teses e dissertações (1997-2015) / School financial autonomy in theses and dissertations (1997-2015)

Autores

  • Antonio Nilson Gomes Moreira Universidade Estadual do Ceará
  • Sofia Lerche Vieira Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v20i30.1179

Palavras-chave:

Descentralização, autonomia financeira da escola, estado da questão. Decentralization, school financial autonomy, state of the issue.

Resumo

Este artigo mapeia e analisa teses e dissertações sobre a autonomia financeira da escola, produzidas no Brasil de 1997 a 2015, constituindo parte do estado da questão da temática no período.  Foi elaborado a partir de busca nas bases de dados da CAPES-MEC e da BDTD-MCT. Foram analisados doze trabalhos, localizados no tempo e no espaço, tendo sido categorizados os objetos de investigação, os sujeitos, os fundamentos teóricos, as metodologias adotadas e as principais conclusões a que chegaram os autores. Dentre estas, mereceram destaque o fortalecimento do processo de autonomia e de democratização da escola, a crescente evolução dos recursos dispendidos, a solução imediata de problemas locais e a qualificação do projeto da escola.

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Biografia do Autor

Antonio Nilson Gomes Moreira, Universidade Estadual do Ceará

Estudante de Doutorado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará, área de concentração formação de professores, linha de pesquisa política e gestão educacional.

Orientadora: Profª. Drª. Sofia Lerche Vieira

 

LATTES: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798249Y6

Sofia Lerche Vieira, Universidade Estadual do Ceará

Licenciada em Letras (UnB). Mestre em Educação (UFC). Doutora em Filosofia e História da Educação (PUC/SP), com Pós-Doutorado pela Universidad Nacional de Educacion a Distancia, Espanha. Bolsista de produtividade do CNPq. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação (PPGE) e do Mestrado Profissional em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE) da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Membro do Comitê Editorial da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e da Editora Liber Livro. Outras atividades exercidas: Secretária de Estado do Ceará (2003-2005) e Membro do Comitê Assessor da Área de Educação do CNPq (2011-2014). Escreve sobre política, história e gestão da educação.

LATTES: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797251Z5

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Publicado

06/07/2017

Como Citar

Moreira, A. N. G., & Vieira, S. L. (2017). Autonomia financeira da escola em teses e dissertações (1997-2015) / School financial autonomy in theses and dissertations (1997-2015). Educação Em Foco, 20(30), 167–188. https://doi.org/10.24934/eef.v20i30.1179