Autonomia financeira da escola em teses e dissertações (1997-2015) / School financial autonomy in theses and dissertations (1997-2015)

Autores/as

  • Antonio Nilson Gomes Moreira Universidade Estadual do Ceará
  • Sofia Lerche Vieira Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v20i30.1179

Palabras clave:

Descentralização, autonomia financeira da escola, estado da questão. Decentralization, school financial autonomy, state of the issue.

Resumen

Este artigo mapeia e analisa teses e dissertações sobre a autonomia financeira da escola, produzidas no Brasil de 1997 a 2015, constituindo parte do estado da questão da temática no período.  Foi elaborado a partir de busca nas bases de dados da CAPES-MEC e da BDTD-MCT. Foram analisados doze trabalhos, localizados no tempo e no espaço, tendo sido categorizados os objetos de investigação, os sujeitos, os fundamentos teóricos, as metodologias adotadas e as principais conclusões a que chegaram os autores. Dentre estas, mereceram destaque o fortalecimento do processo de autonomia e de democratização da escola, a crescente evolução dos recursos dispendidos, a solução imediata de problemas locais e a qualificação do projeto da escola.

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Biografía del autor/a

Antonio Nilson Gomes Moreira, Universidade Estadual do Ceará

Estudante de Doutorado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará, área de concentração formação de professores, linha de pesquisa política e gestão educacional.

Orientadora: Profª. Drª. Sofia Lerche Vieira

 

LATTES: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798249Y6

Sofia Lerche Vieira, Universidade Estadual do Ceará

Licenciada em Letras (UnB). Mestre em Educação (UFC). Doutora em Filosofia e História da Educação (PUC/SP), com Pós-Doutorado pela Universidad Nacional de Educacion a Distancia, Espanha. Bolsista de produtividade do CNPq. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação (PPGE) e do Mestrado Profissional em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE) da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Membro do Comitê Editorial da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e da Editora Liber Livro. Outras atividades exercidas: Secretária de Estado do Ceará (2003-2005) e Membro do Comitê Assessor da Área de Educação do CNPq (2011-2014). Escreve sobre política, história e gestão da educação.

LATTES: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797251Z5

Publicado

2017-07-06

Cómo citar

Moreira, A. N. G., & Vieira, S. L. (2017). Autonomia financeira da escola em teses e dissertações (1997-2015) / School financial autonomy in theses and dissertations (1997-2015). Educação Em Foco, 20(30), 167–188. https://doi.org/10.24934/eef.v20i30.1179