O ser e o saber na complexidade: caminhando na e com as contradições na Educação / Be and know the complex: hiking in and with contradictions in Education

Autores

  • Luciana Pacheco Marques Professora Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Alan Willian de Jesus Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora Coordenador Pedagógico contratado da Secretaria Municipal de Educação de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v21i35.1601

Palavras-chave:

Educação, Complexidade, Edgar Morin

Resumo

Neste texto, a partir das reflexões do pensador francês Edgar Morin, preferimos pensar o que pode uma noção de enraizamento humano do todo nas partes e suas possíveis potencialidades na relação com a educação. Esta mesma que vem nos convidando (e talvez suplicando) a uma escuta e escrita que ouse apresentar menos uma fórmula e uma problemática de práticas educativas supostamente inovadoras. Preferimos dialogar a partir da tentativa de uma contração entre vida e conhecimento, fazendo emergir afetamentos no ser e no saber, implicando numa outra forma de compreender a nossa própria luz/sombra situada no mundo, ensaiando a possiblidade de civilizarmo-nos com o prelúdio da religação, que nos alargamentos entre vida e conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13/12/2018

Como Citar

Marques, L. P., & Jesus, A. W. de. (2018). O ser e o saber na complexidade: caminhando na e com as contradições na Educação / Be and know the complex: hiking in and with contradictions in Education. Educação Em Foco, 21(35), 305–322. https://doi.org/10.24934/eef.v21i35.1601