O papel educativo da Biblioteca Escolar / Educational role of School Library

Autores

  • Rejane Sales de Lima Paula Universidade Federal de Rondônia
  • Clarides Henrich de Barba Universidade Federal de Rondônia
  • Aurineide Alves Braga Universidade Federal de Rondônia
  • José Lucas Pedreira Bueno Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v19i29.1882

Palavras-chave:

Educação. Biblioteca Escolar - Representação Educativa. Biblioteca Santa Marcelina – Embratel.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a representação educativa da biblioteca escolar do ponto de vista dos professores e dos alunos de uma Escola de Ensino Fundamental Santa Marcelina, bairro Embratel, município de Porto Velho - Rondônia. A metodologia utilizada foi constituída por dados gerados por meio da realização de questionários. O corpus do estudo é caracterizado como uma pesquisa descritiva. Esse processo permitiu inferir que a biblioteca da escola é um lugar ativo, ou seja, é frequentada pela sua comunidade escolar e é considerada tanto pelos professores e alunos como um dos principais espaços para o desenvolvimento de atividades de ensino-aprendizagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rejane Sales de Lima Paula, Universidade Federal de Rondônia

Mestranda em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia (2015), possui pós-graduação em MBA e Gestão do Conhecimento pela AVM Faculdade Integrada (2015) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Rondônia (2013). Atualmente é vinculada a Universidade Federal de Rondônia - UNIR, campus de Porto Velho / RO como Bibliotecária-Documentalista no desenvolvimento da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), Repositório Institucional (RI), aquisição de livros impressos e digitais, atividades de organização, tratamento, análise e recuperação de informações em diversos níveis e suportes físicos

 

Clarides Henrich de Barba, Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1982), graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Rondônia (1989), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1996) sob orientação do Professor Dr. Glenn Walter Erickson e Doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011) sob orientação da Professora Drª Rosa maria Feiteiro Cavalari. Atualmente é Chefe do Departamento acadêmico de Filosofia da Universidade Federal de Rondônia e professor associado II da Universidade Federal de Rondônia. Atua como Professor e Orientador no Mestrado acadêmico e Profissional em educação Escolar.Tem experiência como professor de Filosofia nas áreas de Filosofia da Educação, Epistemologia, Metodologia da Pesquisa em Filosofia, Metodologia da Pesquisa em Educação Escolar. Pesquisador nas áreas de Educação Escolar e Políticas Públicas, Educação ambiental, Educação ambiental na amazônia

Aurineide Alves Braga, Universidade Federal de Rondônia

Doutoranda em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade do Porto - Portugal. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Rondônia/UNIR (2012). Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Federal de Rondônia/UNIR (1999). Especialista em Gestão Empresarial pela Universidade Cândido Mendes (2001). Especialização em Agentes de Inovação Tecnológica pela Universidade Federal de Rondônia/UNIR (2008). Especialização iniciada em Psicodrama com créditos a concluir. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará/UFC (1985). Docente do Departamento de Ciência da Informação/Biblioteconomia - Curso Biblioteconomia - da Universidade Federal de Rondônia/UNIR. Trabalha com organização de arquivos e recuperação da informação. Consultora de Empresa na área comportamental e desenvolvimento organizacional com experiência em aplicação de dinâmicas de grupo. Desenvolveu metodologia apropriada para condução de Oficina de Planejamento Estratégico para grandes grupos em organizações públicas e privadas. Atua como facilitadora em programas de Qualidade Total. Instrutora credenciada pelo SEBRAE para ministrar cursos especiais na área de Atendimento ao Cliente e Desenvolvimento Empreendedor. Atua há mais de vinte anos na área de capacitação de pessoas.

José Lucas Pedreira Bueno, Universidade Federal de Rondônia

Professor-pesquisador da área de Formação de professores; Tecnologia educacional; Tecnologias aplicadas à educação; Educação a distância; Letramento e inclusão digital e Cultura, mídia e educação. Licenciado em Letras (Português e Inglês) e Especialista em Língua Portuguesa pela UEMG. Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação pela Unisul. Mestre e Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC. Atua como professor do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia e leciona e orienta TCC no curso de Pedagogia; no Programa de Pós-Graduação em Educação; no Programa de Pós-Graduação em História e Estudos Culturais e no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Atuou como coordenador de educação a distância da Faculdade São Lucas; diretor de educação a distância do IFRO e editor da Editora EDUFRO.

Downloads

Publicado

11/04/2017

Como Citar

Paula, R. S. de L., Barba, C. H. de, Braga, A. A., & Bueno, J. L. P. (2017). O papel educativo da Biblioteca Escolar / Educational role of School Library. Educação Em Foco, 19(29), 165–178. https://doi.org/10.24934/eef.v19i29.1882