Os sentidos e significados constituídos por uma professora sobre o trabalho com leitura na sala de aula / The sense and meanings established by a teacher about working on reading skills in the classroom
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v22i37.2764Palavras-chave:
Trabalho com leitura, Níveis de aprendizagem, Sentidos e significadosResumo
Este estudo apresenta resultados de pesquisa acerca dos sentidos e significados constituídos pelo professor sobre o trabalho com a leitura na sala de aula na perspectiva Sócio-Histórica. A pesquisa é de caráter qualitativo, do tipo bibliográfica e empírica. Utilizamos a proposta metodológica dos núcleos de significação, para a análise e interpretação das informações produzidas. O sujeito da pesquisa foi uma professora da rede pública de ensino, está inserida na sala de aula do primeiro ano do Ensino Fundamental. Os resultados da pesquisa apontam, a concepção de leitura da professora guia a sua prática e que para o enfrentamento das dificuldades no trabalho com a leitura, ela recorre essencialmente a duas estratégias; a realização de tarefas diferenciadas, quando não usa o livro, e a orientação individualizado no momento que o uso do livro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.