Os sentidos do aprender a ser indígena e o viver a infância da criança Terena
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v16i22.329Palavras-chave:
criança Terena, infância, brincadeira e aprendizagem.Resumo
O presente trabalho teve por objetivo investigar a criança Terena, os sentidos do aprender indígena por meio do brincar e da relação com os adultos, cultura e comunidade. O foco da pesquisa centrou-se na Aldeia Buriti, localizada em Dois Irmãos do Buriti, no Estado de Mato Grosso do Sul. Sendo um estudo etnográfico, a pesquisa oportunizou conhecer a história do povo Terena, a educação das crianças e suas aprendizagens a partir das experiências cotidianas que contribuem para a construção da identidade na infância. Foram entrevistados pais, avós, crianças e acadêmicos indígenas que moram na Aldeia Buriti e realizada uma oficina de desenho livre com o intuito de perceber a representação do brincar para a criança Terena. Os resultados evidenciam o orgulho que as crianças têm de ser índio e de participarem ativamente de todos os acontecimentos importantes para a Aldeia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.