Os sentidos do aprender a ser indígena e o viver a infância da criança Terena

Autores

  • Marta Regina Brostolin Universidade Católica Dom Bosco
  • Evelyn Aline da Costa de Oliveira Universidade Católica Dom Bosco

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v16i22.329

Palavras-chave:

criança Terena, infância, brincadeira e aprendizagem.

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo investigar a criança Terena, os sentidos do aprender indígena por meio do brincar e da relação com os adultos, cultura e comunidade. O foco da pesquisa centrou-se na Aldeia Buriti, localizada em Dois Irmãos do Buriti, no Estado de Mato Grosso do Sul. Sendo um estudo etnográfico, a pesquisa oportunizou conhecer a história do povo Terena, a educação das crianças e suas aprendizagens a partir das experiências cotidianas que contribuem para a construção da identidade na infância. Foram entrevistados pais, avós, crianças e acadêmicos indígenas que moram na Aldeia Buriti e realizada uma oficina de desenho livre com o intuito de perceber a representação do brincar para a criança Terena. Os resultados evidenciam o orgulho que as crianças têm de ser índio e de participarem ativamente de todos os acontecimentos importantes para a Aldeia.

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Biografia do Autor

Marta Regina Brostolin, Universidade Católica Dom Bosco

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (1994), especialização em Psicopedagogia e Sóciopsicomotricidade Ramain Thiers, Mestrado em Educação - Formação de Professores pela Universidade Católica Dom Bosco (1998) e Doutorado em Desenvolvimento Local pela Universidade Complutense de Madri (2005). É professora da graduação e pós-graduação, coordenou o Curso de Pedagogia e os cursos de Psicopedagogia e Gestão Participativa em Educação (Lato Sensu). Desenvolveu atividades de pesquisa no NEPPI Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas nas temáticas de educação indígena, processos de ensinagem e aprendizagem e formação de professores. Atualmente, integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado. Áreas de atuação: Educação Indígena; Formação de Professores; Processos Ensino Aprendizagem; Desenvolvimento Local/sustentabilidade; Infância e Educação Infantil. Linhas de Pesquisa: Educação Indígena; Processos de Ensino Aprendizagem; Infância e Educação Infantil; Formação de professores

Evelyn Aline da Costa de Oliveira, Universidade Católica Dom Bosco

Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (2012), acadêmica pesquisadora pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (2009-2010/ 2010-2011/ 2011-2012) e participante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a docência na Infância - GEPDI. Atualmente é mestranda no Programa de Pós graduação, Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica Dom Bosco, na linha de Formação Docente e Práticas Pedagógicas.

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Publicado

13/12/2013

Como Citar

Brostolin, M. R., & da Costa de Oliveira, E. A. (2013). Os sentidos do aprender a ser indígena e o viver a infância da criança Terena. Educação Em Foco, 16(22), 143–162. https://doi.org/10.24934/eef.v16i22.329