Tecnologias digitais e trabalhos em grupo: relações produzidas por estudantes de licenciatura

Autores

  • Mariana Aparecida Toledo Lima Universidade Federal de Viçosa
  • Silvana Claudia Santos Universidade Federal de Viçosa - UFV Programa de Pós-graduação em Educação da UFV

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v23i40.3794

Palavras-chave:

Formação inicial docente, tecnologias na educação, cooperação, colaboração.

Resumo

Fruto de uma pesquisa desenvolvida entre o biênio de 2017 e 2019, este artigo propõe apresentar as perspectivas de licenciandos de uma Universidade Federal mineira acerca da utilização de tecnologias digitais associadas à metodologia de trabalhos em grupo. Embasada na pesquisa qualitativa, para a produção de dados utilizou-se questionários fechados e entrevistas semiestruturadas. Partindo da perspectiva de que quaisquer tecnologias são produto humano e de que, a cultura e a sociedade são condicionadas por elas, reflete-se sobre os usos das tecnologias digitais no campo educacional quando associadas aos trabalhos em grupo – prática relacionada às demandas contemporâneas. Os resultados apontaram o cenário contemporâneo delineado pela coexistência de diferentes tipos de tecnologias, no qual emerge outra forma interação proveniente dos usos das tecnologias digitais, todavia, seus usos, assim como a metodologia de trabalhos em grupo cercam-se de limites e possibilidades que precisam ser analisados.

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Biografia do Autor

Mariana Aparecida Toledo Lima, Universidade Federal de Viçosa

Licenciada em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Silvana Claudia Santos, Universidade Federal de Viçosa - UFV Programa de Pós-graduação em Educação da UFV

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa (PPGE-UFV). Coordenadora do Grupo de Atenção às Tecnologias na Educação (GATE).

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Publicado

24/08/2020

Como Citar

Lima, M. A. T., & Santos, S. C. (2020). Tecnologias digitais e trabalhos em grupo: relações produzidas por estudantes de licenciatura. Educação Em Foco, 23(40), 45–67. https://doi.org/10.24934/eef.v23i40.3794