Tecnologias digitais e trabalhos em grupo: relações produzidas por estudantes de licenciatura
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v23i40.3794Palabras clave:
Formação inicial docente, tecnologias na educação, cooperação, colaboração.Resumen
Fruto de uma pesquisa desenvolvida entre o biênio de 2017 e 2019, este artigo propõe apresentar as perspectivas de licenciandos de uma Universidade Federal mineira acerca da utilização de tecnologias digitais associadas à metodologia de trabalhos em grupo. Embasada na pesquisa qualitativa, para a produção de dados utilizou-se questionários fechados e entrevistas semiestruturadas. Partindo da perspectiva de que quaisquer tecnologias são produto humano e de que, a cultura e a sociedade são condicionadas por elas, reflete-se sobre os usos das tecnologias digitais no campo educacional quando associadas aos trabalhos em grupo – prática relacionada às demandas contemporâneas. Os resultados apontaram o cenário contemporâneo delineado pela coexistência de diferentes tipos de tecnologias, no qual emerge outra forma interação proveniente dos usos das tecnologias digitais, todavia, seus usos, assim como a metodologia de trabalhos em grupo cercam-se de limites e possibilidades que precisam ser analisados.
Descargas
Citas
AKKARI, Abdeljalil. Internacionalização das políticas educacionais: transformações e desafios. Petrópolis: Vozes, 2011.
BOAVIDA, Ana Maria; PONTE, João Pedro. Investigação colaborativa: Potencialidades e problemas. Reflectir e investigar sobre a prática profissional, n.1, p. 43-55. Lisboa: APM, 2002.
CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.
COHEN, Elizabeth G.; LOTAN, Rachel A. Planejando o trabalho em grupo. 3 ed. Porto Alegre: Penso, 2017.
DAMIANI, Magda Floriana. Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Educar em revista, n. 31, p. 213-230, 2008.
FARIAS, Lívia Cardoso; DIAS, Rosanne Evangelista. Discursos sobre o uso das TIC na educação em documentos ibero-americanos. Revista Linhas, v. 14, n. 27, p. 83-104,jul./dez.,2013.
FIORENTINI, Dario. Pesquisar práticas colaborativas ou pesquisar colaborativamente? In: BORBA, Marcelo de Carvalho; ARAÚJO, Jussara de Loiola. (Org.) Pesquisa qualitativa em educação matemática. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 49-78.
HESSE, Hermann. O Lobo da Estepe. Editora Record, 1995.
HYPOLITO, Álvaro Moreira; GRISHCKE, Paulo Eduardo. Trabalho imaterial e trabalho docente. Educação (UFSM), v. 38, n. 3, p. 507-522, set./dez., 2013.
LÉVY, Pierre. Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.
MACHADO, Ricardo; CÉSAR, Margarida. Trabalho colaborativo e representações sociais: contributos para a promoção do sucesso escolar em matemática. Interacções, v. 8, n. 20, p. 98-140, 2012.
MORAN, José Manuel. Como utilizar a Internet na educação. Ciência da informação, v. 26, n. 2, 1997.
MARCELO, Carlos. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo, Revista de ciências da educação, n. 8, p. 7-22, jan/abr., 2009.
NICOLAU, Marcos. Fluxo, conexão, relacionamento: um modelo comunicacional para as mídias interativas. Culturas midiáticas, v. 1, n. 1, jul./dez., 2008.
ONU. UIT: 3,7 bilhões de pessoas ainda não têm acesso à Internet no mundo. 2016. Disponível em:https://nacoesunidas.org/uit-37-bilhoes-de-pessoas-ainda-nao-tem-acesso-a-internet-no-mundo/. Acesso em: 27 fev. 2019.
OUTEIRAL, José Ottoni. O trabalho com grupos na escola. In: ZIMERMAN, David E.; OSORIO, Luiz Carlos et al. Como Trabalhamos Com Grupos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. p. 359-372.
SENNETT, Richard. Juntos: os rituais, os prazeres e a política da cooperação. Rio de Janeiro: Record, 2012.
THOMPSON, John B. A nova visibilidade. Matrizes, v. 1, n. 2, p. 15-38, 2008.
TORRES, Patrícia Lupion; IRALA, Erson Adriano Freitas. Aprendizagem colaborativa: teoria e prática. Complexidade: redes e conexões na produção do conhecimento. Curitiba: SENAR-PR, p. 61-93, 2014.
TORRES, Patrícia Lupion; ALCANTARA, Paulo R.; IRALA, Erson Adriano Freitas. Grupos de consenso: uma proposta de aprendizagem colaborativa para o processo de ensino-aprendizagem. Revista diálogo educacional, v. 4, n. 13, p. 129-145, 2004.
VIEIRA-PINTO, Álvaro. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.
ZIMERMAN, David E. Fundamentos teóricos. In: ZIMERMAN, David E.; OSORIO, Luiz Carlos et al. Como Trabalhamos Com Grupos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. p. 23-32.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.