Trabalho pedagógico com sentimentos em uma instituição de acolhimento infantil

Autores

  • Bruna Ercoles da Silva Universidade Estadual do Paraná
  • Cristina Satiê de Oliveira Pátaro Universidade Estadual do Paraná
  • Ricardo Fernandes Pátaro Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v23i40.4187

Palavras-chave:

Instituições de acolhimento, Crianças em situação de vulnerabilidade, Papel pedagógico, Sentimentos, Extensão universitária.

Resumo

Pretendemos, por meio deste texto, discutir a atuação do(a) pedagogo(a) em instituições de acolhimento infantil através de uma experiência realizada em uma Casa-Lar da região de Campo Mourão – PR durante um projeto de pesquisa de extensão universitária realizado por integrantes da Universidade Estadual do Paraná. Para compor esse artigo, mostraremos o percurso histórico que envolve a institucionalização de crianças e adolescentes no Brasil com o intuito de analisar a percepção sobre o desenvolvimento infantil durante o Brasil Colônia (1500-1822), Brasil Império (1822-1889), primeiros anos do Brasil República (1889-1980) e o Brasil República a partir das leis em torno aos direitos infantis (1980-2019). Ademais, embasamo-nos em teóricos que defendem a importância de se trabalhar os sentimentos com crianças e adaptamos algumas ações para o contexto das instituições de acolhimento a fim de pensarmos em práticas pedagógicas que permitam diminuir os efeitos negativos causados pelo afastamento familiar.

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Biografia do Autor

Bruna Ercoles da Silva, Universidade Estadual do Paraná

Pedagoga pela Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR e mestranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento - PPGSeD - Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Câmpus Campo Mourão.

Cristina Satiê de Oliveira Pátaro, Universidade Estadual do Paraná

Docente dos Programas de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento, História Pública e Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar, Campus de Campo Mourão). Doutora em Educação (USP).

Ricardo Fernandes Pátaro, Universidade Estadual do Paraná

Professor Adjunto do Centro de Ciências Humanas e Educação e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/Campus de Campo Mourão). Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2015), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2008) e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2001).

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Publicado

24/08/2020

Como Citar

Ercoles da Silva, B., Satiê de Oliveira Pátaro, C., & Fernandes Pátaro, R. (2020). Trabalho pedagógico com sentimentos em uma instituição de acolhimento infantil. Educação Em Foco, 23(40), 89–109. https://doi.org/10.24934/eef.v23i40.4187