Trabalho pedagógico com sentimentos em uma instituição de acolhimento infantil
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v23i40.4187Palabras clave:
Instituições de acolhimento, Crianças em situação de vulnerabilidade, Papel pedagógico, Sentimentos, Extensão universitária.Resumen
Pretendemos, por meio deste texto, discutir a atuação do(a) pedagogo(a) em instituições de acolhimento infantil através de uma experiência realizada em uma Casa-Lar da região de Campo Mourão – PR durante um projeto de pesquisa de extensão universitária realizado por integrantes da Universidade Estadual do Paraná. Para compor esse artigo, mostraremos o percurso histórico que envolve a institucionalização de crianças e adolescentes no Brasil com o intuito de analisar a percepção sobre o desenvolvimento infantil durante o Brasil Colônia (1500-1822), Brasil Império (1822-1889), primeiros anos do Brasil República (1889-1980) e o Brasil República a partir das leis em torno aos direitos infantis (1980-2019). Ademais, embasamo-nos em teóricos que defendem a importância de se trabalhar os sentimentos com crianças e adaptamos algumas ações para o contexto das instituições de acolhimento a fim de pensarmos em práticas pedagógicas que permitam diminuir os efeitos negativos causados pelo afastamento familiar.
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