Dispositivos didáticos para a abordagem do método da Cartografia com pesquisadores da Educação Profissional e Tecnológica

Autores

  • Matusalém de Brito Duarte Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0003-0576-7481
  • Hérika Eustáquia do Carmo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Marcela Soares Machado Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Romero Meireles Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4375

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Deleuze e Guattari, Metodologia de pesquisa

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi a criação e aplicação de dispositivos didáticos com pesquisadores do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, para a abordagem do arcabouço teórico-conceitual e teórico-metodológico da Cartografia de Deleuze e Guattari, de modo a potencializar o uso em pesquisas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A partir dos conceitos foram construídos dispositivos detonadores intitulados “livro-raiz”, “platôs de apresentação”, “imagens conceituais”, entre outros. A aplicação dos dispositivos comprovou a eficiência dos mesmos no entendimento dos conceitos cartográficos. Os pesquisadores socializaram suas inquietações por terem sido levados a deslocarem seus corpos e formas de pensar durante o processo e concluíram ser de grande potencial o uso da Cartografia em pesquisas relacionadas à EPT.

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Biografia do Autor

Matusalém de Brito Duarte, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutor em Psicologia pela PUC-MG. Mestre e Licenciado em Geografia pela UFMG. Professor do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do CEFET-MG. Professor da Educação Básica Técnica e Tecnológica de Nível Médio do CEFET-MG.

Hérika Eustáquia do Carmo, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Mestranda do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do CEFET-MG

Marcela Soares Machado, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Mestranda do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do CEFET-MG

Romero Meireles, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Mestrando do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do CEFET-MG

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Publicado

18/12/2020

Como Citar

Duarte, M. de B., Carmo, H. E. do, Machado, M. S., & Meireles, R. (2020). Dispositivos didáticos para a abordagem do método da Cartografia com pesquisadores da Educação Profissional e Tecnológica. Educação Em Foco, 23(41), 376–401. https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4375