Dispositivos didáticos para a abordagem do método da Cartografia com pesquisadores da Educação Profissional e Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4375Keywords:
Educação Profissional e Tecnológica, Deleuze e Guattari, Metodologia de pesquisaAbstract
O objetivo dessa pesquisa foi a criação e aplicação de dispositivos didáticos com pesquisadores do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, para a abordagem do arcabouço teórico-conceitual e teórico-metodológico da Cartografia de Deleuze e Guattari, de modo a potencializar o uso em pesquisas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A partir dos conceitos foram construídos dispositivos detonadores intitulados “livro-raiz”, “platôs de apresentação”, “imagens conceituais”, entre outros. A aplicação dos dispositivos comprovou a eficiência dos mesmos no entendimento dos conceitos cartográficos. Os pesquisadores socializaram suas inquietações por terem sido levados a deslocarem seus corpos e formas de pensar durante o processo e concluíram ser de grande potencial o uso da Cartografia em pesquisas relacionadas à EPT.
Downloads
References
BAREMBLITT, Gregorio. Introdução à esquizoanálise. Belo Horizonte: Instituto Félix Guattari, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Histórico da educação profissional e tecnológica no Brasil. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=68731. Acesso: 2 out. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 6, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília: MEC, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11663-rceb006-12-pdf&category_slug=setembro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em 9 out 2019.
CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. Ensino médio e educação profissional no Brasil: dualidade e fragmentação. Revista Retratos da Escola, Brasília, jan./jun. 2011, v. 5, n. 8, p. 27-41. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/viewFile/45/42. Acesso em 2 out 2019.
DELEUZE, Gilles. GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, Vol. 3. São Paulo: Ed. 34, 1996.
DELEUZE, Gilles. GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, Vol. 1. São Paulo: Ed. 34, 1995.
GALLO, Silvio. Deleuze e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
GUATTARI, Félix. ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 2010.
GUATTARI, Félix. Revolução molecular: pulsações políticas do desejo. São Paulo: Brasiliense, 1987.
KASTRUP, V. et al. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2010.
MOURA, Dante Henrique. Ensino Médio Integrado: subsunção aos interesses do capital ou travessia para a formação humana integral? Educação e Pesquisa, São Paulo, jul./set. 2013, v. 39, n. 3, p. 705-720. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v39n3/10.pdf. Acesso em 2 out 2019.
MOURA, Dante Henrique. Educação Básica e Educação Profissional e Tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. Holos. Natal, ano 23, v. 2, 2007, p. 4-30.
PASSOS, Eduardo et al. (Orgs.) Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção da subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009.
RAMOS, Marise Nogueira. Ensino médio integrado: da conceituação à operacionalização. Cadernos de Pesquisa em Educação, Vitória, jan./jun. 2014, v. 19, n. 39, p. 15-29. Disponível em: http://periodicos.ufes.br/educacao/article/view/10243/7029. Acesso em 2 out 2019.
RAMOS, Marise Nogueira. Concepção do Ensino Médio Integrado. Disponível em: https://tecnicadmiwj.files.wordpress.com/2008/09/texto-concepcao-do-ensino-medio-integrado-marise-ramos1.pdf. Acesso em 09 out 2019.
VASCONCELOS, M. C. C. A educação doméstica no Brasil de oitocentos. Revista Educação em Questão. Natal, v. 28, n. 14, p. 24-41, jan/jun, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4463. Acesso em 9 out 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.