A influência do poder legislativo no planejamento das políticas de educação no Estado de Minas Gerais

Autores

  • André Dell'Isola Denardi
  • Bruno Lazzarotti Diniz Costa

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v23i40.4512

Palavras-chave:

Políticas Públicas de Educação, Poder Legislativo, Participação Popular

Resumo

O trabalho analisa o papel da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na elaboração e discussões do mais recente Plano Estadual de Educação (PEE). Baseado nas arenas de debate disponíveis para a discussão do Plano, na identificação dos grupos sociais envolvidos e na mobilização em torno de seus diferentes temas, busca-se avaliar o grau de influência da Assembleia de Minas nesta política específica. A partir de um modelo analítico institucionalista e pluralista, amparado pela análise de documentação disponibilizada pelos órgãos diretamente envolvidos com o Plano, argumenta-se que a natureza das arenas e das regras decisórias conformaram as alterações e perfil final do Plano. Baseado nos resultados obtidos, conclui-se sobre a importância do Poder Legislativo como vetor de promoção do debate público em torno do Plano, através de plataformas variadas de participação popular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Dell'Isola Denardi

Possui Mestrado em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (2019), Pós Graduação latu sensu em Poder Legislativo e Políticas Públicas pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (2019), graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2015) e Ciências do Estado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Trabalhou como assessor parlamentar na Assembléia Legislativa de Minas Gerais entre 2015 e 2019. Tem experiência na área de Direito - com ênfase em Teoria do Estado - e Gestão Pública - com ênfase em Políticas Públicas, e Teoria Política.

 

Bruno Lazzarotti Diniz Costa

Possui doutorado em Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais(2005), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais(1995) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais(1990). Atualmente é Pesquisador Pleno III do Fundação João Pinheiro, Membro de corpo editorial da Pensar BH. Política Social, Membro de corpo editorial da Perspectivas em Políticas Públicas, Membro de corpo editorial da O&S. Organizações & Sociedade, Revisor de periódico da Enanpad 2014, Revisor de periódico da Enapg 2014, Revisor de periódico da Cadernos Gestão Pública e Cidadania, Revisor de periódico da Revista Eletrônica Organizações e Sociedade, Revisor de periódico da Revista do Serviço Público e Revisor de periódico da Revista de Administração Pública (Impresso). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas. Atuando principalmente nos seguintes temas:FUNDEF, ensino fundamental, descentralização, equi, federalismo, desigualdade educacional. 

Downloads

Publicado

24/08/2020

Como Citar

Dell’Isola Denardi, A., & Lazzarotti Diniz Costa, B. (2020). A influência do poder legislativo no planejamento das políticas de educação no Estado de Minas Gerais. Educação Em Foco, 23(40), 131–152. https://doi.org/10.24934/eef.v23i40.4512