As contribuições do Auxílio Formação no processo formativo dos estudantes dos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, campus Canindé

Autores

  • Francisca Rejane Bezerra Andrade Universidade Estadual do Ceará https://orcid.org/0000-0001-8761-6489
  • Ludimila Façanha Lopes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Maranguape

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v24i43.4672

Palavras-chave:

Política Educacional, Educação Superior, Formação de Professores, Auxílio Formação

Resumo

Este artigo objetiva socializar o estudo sobre as contribuições do Auxílio Formação no processo formativo dos estudantes dos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, campus Canindé. Para embasar as discussões foram feitas reflexões teóricas em torno dos temas: política educacional, expansão da educação superior, assistência estudantil e formação de professores no Brasil. A pesquisa foi de natureza qualitativa, tendo o estudo de caso como método. Os resultados da pesquisa, realizada com estudantes beneficiários do Auxílio Formação no IFCE – campus Canindé, revelaram que este auxílio trouxe importantes contribuições para o percurso formativo dos estudantes beneficiários, não só no aspecto de promoção das condições de permanência, mas, principalmente, no contato com a prática docente, na identificação com o ser professor e na construção de novos conhecimentos a partir da experiência.

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Biografia do Autor

Francisca Rejane Bezerra Andrade, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (1992), especialista em Ciência Política pela Universidade Federal do Ceará (1994), mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1995) e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2000), com estágio sandwich na Universidade de Frankfurt. Pós-doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Frankfurt (2004). Atualmente é Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará. Leciona no curso de Serviço Social, no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Profissionalizante, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional; política e planejamento da educação profissional e tecnológica; educação superior: ensino médio; ensino médio integrado á educação profissional; juventude e trabalho; política e formação docente; formação do trabalhador. Foi bolsista de Inovação Tecnológica da FUNCAP entre 2009 e 2011. Pesquisadora CNPq entre 2014 e 2017. Tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso de Serviço Social da UECE desde 2016.

Ludimila Façanha Lopes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Maranguape

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (2007), especialização em Serviço Social, Políticas Públicas e Direitos Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (2011) e Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE) (2018). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Exclusão Social - GEPPES/UECE. Assistente Social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), lotada no campus Maranguape, trabalhando com a execução do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social na Educação, atuando principalmente nos temas: Serviço Social na Educação, Direitos Sociais, Educação, Política Educacional e Formação de Professores.

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Publicado

30/08/2021

Como Citar

Bezerra Andrade, F. R., & Façanha Lopes, L. (2021). As contribuições do Auxílio Formação no processo formativo dos estudantes dos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, campus Canindé. Educação Em Foco, 24(43), 268–290. https://doi.org/10.24934/eef.v24i43.4672