Itinerários investigativos sobre interdisciplinaridade: reflexões com a formação de educadores do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4691

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Educação do campo, Formação de educadores do campo

Resumo

  Falar em interdisciplinaridade e formação por área de conhecimento com os educadores das escolas do campo remete a algo ainda distante da realidade educacional brasileira, pois o modelo é baseado em disciplinas, com poucos diálogos entre as mesmas. A Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) investigada está organizada nas Ciências Humanas e Sociais ou Ciências da Natureza e Matemática, que os discentes optam, através da área de seu interesse, a partir do 5º semestre. Os estudos aqui realizados através da pesquisa qualitativa apontam para a importância de reconstruir os Projetos Pedagógicos das Escolas do Campo, trazendo a formação por área de conhecimento e o trabalho coletivo como questões necessárias para contribuir com as políticas de educação do campo na Amazônia Paraense.

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Biografia do Autor

Márcia Cristina Lopes Silva, IFPA

Porfessora do IFPA campus Belém, Dra em Educação e líder do grupo de pesquisa formação de professores: saberes e práticas educativas na Amazônia Paraense (GPFOP)

 

 

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Publicado

02/04/2021

Como Citar

Silva, M. C. L. (2021). Itinerários investigativos sobre interdisciplinaridade: reflexões com a formação de educadores do campo. Educação Em Foco, 24(42), 240–258. https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4691