Itinerários investigativos sobre interdisciplinaridade: reflexões com a formação de educadores do campo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4691

Palabras clave:

Interdisciplinaridade, Educação do campo, Formação de educadores do campo

Resumen

  Falar em interdisciplinaridade e formação por área de conhecimento com os educadores das escolas do campo remete a algo ainda distante da realidade educacional brasileira, pois o modelo é baseado em disciplinas, com poucos diálogos entre as mesmas. A Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) investigada está organizada nas Ciências Humanas e Sociais ou Ciências da Natureza e Matemática, que os discentes optam, através da área de seu interesse, a partir do 5º semestre. Os estudos aqui realizados através da pesquisa qualitativa apontam para a importância de reconstruir os Projetos Pedagógicos das Escolas do Campo, trazendo a formação por área de conhecimento e o trabalho coletivo como questões necessárias para contribuir com as políticas de educação do campo na Amazônia Paraense.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Márcia Cristina Lopes Silva, IFPA

Porfessora do IFPA campus Belém, Dra em Educação e líder do grupo de pesquisa formação de professores: saberes e práticas educativas na Amazônia Paraense (GPFOP)

 

 

Citas

Brasil. Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB 1, de 3 de abril de 2002. Estabelece as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Diário Oficial da União, Brasília, 9 abr. 2002. Seção 1, p. 32.

_____. Resolução CNE/CEB n 2, de 24 de abril de 2008. Estabelece diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. Diário Oficial da União, Brasília, 24 abr. 2008. Seção 1, p. 81.

_____. Resolução CNE/CP nº 1 de 18 de fevereiro de 2002 institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica em nível superior, curso de licenciatura, graduação plena. Diário Oficial da União, Brasília 18/01/2002, seção 1, p.31.

_____. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB N.º 1/2006. Dias letivos para a aplicação da Pedagogia de Alternância nos Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFFA). Diário Oficial da União, Brasília, 15 mar. 2006.

_____. Decreto nº 7352, de 5 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Diário Oficial da União, Brasília, 5 nov. 2010, p. 1.

______. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Que estabelece as Diretrizes e Bases Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, D.F., 20 dez. 1996. Disponível em: . acesso em: 12 fev. 2017.

_____. ¬¬¬ Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Brasília/DF: [s.n.], 2002.

CALDART, R. S. Elementos para a construção do projeto político pedagógico da educação do campo. In: MOLINA, M. C.; JESUS, S. M. A. de. (Org.). Contribuições para a construção de um projeto de educação do campo. Brasília, D. F.: [s.n.], 2004. (Coleção Por uma Educação do Campo)

CARDIERI, Elisabete. Interdisciplinaridade na formação do educador: a invenção de caminhos na formação do educador. São Paulo: PUC, 2007. Disponível em: <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2007/anaisEvento/arquivos/CI-224-05.pdf>. Acesso em 18 set. 2019.

DA MATTA, R. O Ofício de Etnólogo, ou como Ter “Anthropological Blues”. In: NUNES, E. (Org.). A aventura sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

DELIZOICOV, D; ANGOTTI, J. A; PERNAMBUCO, M. M. C. A. Ensino de ciências, fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. (Coleção docência em formação /coordenação Antônio Joaquim Severino, Selma Garrido Pimenta).

ETGES, Norberto J. Ciência, interdisciplinaridade e educação. In: JANTSCH, Ari Paulo; BIANCHETTI, Lucídio (Org.). Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. Petrópolis: Vozes, 2011.

FAZENDA, I. C. A. A Interdisciplinaridade: História, pesquisa e teoria. 15. ed. Campinas: Papirus, 1994.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa, São Paulo: Editora Paz e Terra Edição 48ª, 2014.

FRIGOTTO, Gaudêncio. O Brasil e a política econômico -social: entre o medo e a esperança. Revista Observatório social de América Latina. CLACSO, Buenos Aires, nº 14, mayo-agosto 2004, pp. 95-104

FOLLARI. Roberto A. Algumas considerações práticas sobre interdisciplinaridade. In: JANTSCH, A. P.; BIANCHETTI, L. (Org.). Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. Petrópolis: Vozes, 2011.

JANTSCH, A.; BIANCHETTI, L. (Org.). Interdisciplinaridade para além da filosofia do sujeito. 9. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.

JAPIASSU. H. A interdisciplinaridade e a patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

KOSIK, K. Dialética do Concreto. Petrópolis: Vozes, 1978

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU; 1986.

MARTINS, Aracy Alves. ROCHA, Maria Isabel Antunes. (Org). Licenciatura em Educação do Campo: Histórico e projeto político-pedagógico. Educação do Campo, desafios para a formação de professores. Belo Horizonte/ MG: Autêntica Editora, 2009.

MELO, Maria Guiomar. Projeto Unesco: (projeto 914BRZ1136): fortalecimento do Sistema Educacional Inclusivo. Brasília, D. F.: MEC, 2013.

MELO, Thiago. Devaneios Fugazes. 2011. Disponível em: <http://devaneiosfugazes.blogspot.com.br/2011/02>. Acesso em: 04 nov. 2014.

MORIN, Edgar. A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

NETO, A. J. M. Formação de professores para a educação do campo: projetos sociais em disputa. In: ROCHA, A. M. I; MARTINS, A. A. Educação do campo: desafios para a formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

OLIVEIRA, Ivanilde Apolucena. Educação no Campo na Amazônia: Bases Socioculturais, Epistemológicas e Matrizes Educacionais. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E POLITICAS DE ENSINO, 16., 2012. Campinas. Anais... Campinas: UNICAMP, 2012. Disponível em: <http://www2.unipe.br/endipe/2060b.pdf >. Acesso em 05 abr.2015.

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO. Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Belém-PA: IFPA, 2012.

RODRIGUES. Romir. Reflexões sobre a organização curricular por área de conhecimento. IN: MOLINA, Mônica; SÁ. L.M. Licenciatura em Educação do Campo: registros e reflexões a partir das experiências piloto. Belo Horizonte: Autêntica, 2011(coleção caminhos da Educação do Campo, 5).

ROCHA. M, I, A. MARTINS. M, F, A. Diálogo entre teoria e prática na Educação do Campo: tempo escola – tempo comunidade e a alternância como princípio metodológico para a organização dos tempos e espaços no curso de Licenciatura em Educação do campo. IN: MOLINA, Mônica; SÁ. L.M. Licenciatura em Educação do Campo: registros e reflexões a partir das experiências piloto. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. (Coleção Caminhos da Educação do Campo, 5).

SANTOMÉ, J. Globalização e Interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

SEVERINO, A. J. O conhecimento pedagógico e a interdisciplinaridade: o saber como intencionalização da prática. In: FAZENDA, I. C. A. (Org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 2011.

SOUZA. M.A. Educação do campo: políticas, práticas pedagógicas e produção científica. Rev. Educ. Soc., p.1089-1111, set/dez 2008. http://www.scielo.br/pdf/es/v29n105/v29n105a08.pdf acessado em 11/09/2016.

SANTOS, Silvanete Pereira dos. A concepção de alternância na Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, D. F., 2012.

TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

TONET, Ivo. Interdisciplinaridade, formação humana e emancipação humana. Revista Serv. Social, São Paulo, n. 116, p. 725-742, out./nov., 2013.

Universidade de Brasília. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Brasília, D.F.: [s.n.], outubro

Publicado

2021-04-02

Cómo citar

Silva, M. C. L. (2021). Itinerários investigativos sobre interdisciplinaridade: reflexões com a formação de educadores do campo. Educação Em Foco, 24(42), 240–258. https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4691