A Inspetoria de Educação Física de Minas Gerais: elementos de complexificação da formação de professoras para o ensino da disciplina (1927-1937)

Autores

  • Giovanna Camila da Silva Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4801

Palavras-chave:

História da Educação, Formação Docente, Educação Física.

Resumo

Este estudo investigou as ações de qualificação do professorado realizadas pela Inspetoria de Educação Física de Minas Gerais, no período de 1927 a 1937. As fontes foram constituídas pela legislação estadual, por periódicos de ação governamental e impressos sobre Educação Física. O texto apresenta as motivações para a criação de um órgão específico para organizar ações relativas à presença da Educação Física nas escolas, analisa o projeto empreendido pelos sujeitos que compuseram a Inspetoria com destaque para o investimento central no aperfeiçoamento docente, por meio de cursos intensivos e de circulação de impressos, e ainda discorre sobre o declínio de tal órgão. Nas ações de formação de professoras é possível afirmar que a Inspetoria ultrapassou os limites de subsídios eminentemente práticos e alargou os conhecimentos das professoras responsáveis por ministrar Educação Física nas escolas.

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Biografia do Autor

Giovanna Camila da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

É doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui graduação em Educação Física (licenciatura e bacharelado) pela mesma Universidade. É professora do Departamento de Ciências do Movimento Humano na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). É pesquisadora no Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer - CEMEF/UFMG. Tem experiência docente no ensino superior nos cursos de Educação Física e de Pedagogia, ministrando disciplinas das áreas de Educação Física Escolar e Fundamentos Sócio-Históricos da Educação Física. Na educação básica atuou com o ensino de Educação Física para estudantes do ensino fundamental e do ensino médio. Tem experiência de pesquisa, investigando principalmente os seguintes temas: história da educação, da educação do corpo e da Educação Física, especialmente, o processo de sua constituição como disciplina escolar e a formação de seus professores; o ensino de Educação Física na escola; o brincar e a infância. 

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Publicado

02/04/2021

Como Citar

Silva, G. C. da. (2021). A Inspetoria de Educação Física de Minas Gerais: elementos de complexificação da formação de professoras para o ensino da disciplina (1927-1937). Educação Em Foco, 24(42), 25–44. https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4801