A Inspetoria de Educação Física de Minas Gerais: elementos de complexificação da formação de professoras para o ensino da disciplina (1927-1937)

Authors

  • Giovanna Camila da Silva Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4801

Keywords:

História da Educação, Formação Docente, Educação Física.

Abstract

Este estudo investigou as ações de qualificação do professorado realizadas pela Inspetoria de Educação Física de Minas Gerais, no período de 1927 a 1937. As fontes foram constituídas pela legislação estadual, por periódicos de ação governamental e impressos sobre Educação Física. O texto apresenta as motivações para a criação de um órgão específico para organizar ações relativas à presença da Educação Física nas escolas, analisa o projeto empreendido pelos sujeitos que compuseram a Inspetoria com destaque para o investimento central no aperfeiçoamento docente, por meio de cursos intensivos e de circulação de impressos, e ainda discorre sobre o declínio de tal órgão. Nas ações de formação de professoras é possível afirmar que a Inspetoria ultrapassou os limites de subsídios eminentemente práticos e alargou os conhecimentos das professoras responsáveis por ministrar Educação Física nas escolas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Giovanna Camila da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

É doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui graduação em Educação Física (licenciatura e bacharelado) pela mesma Universidade. É professora do Departamento de Ciências do Movimento Humano na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). É pesquisadora no Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer - CEMEF/UFMG. Tem experiência docente no ensino superior nos cursos de Educação Física e de Pedagogia, ministrando disciplinas das áreas de Educação Física Escolar e Fundamentos Sócio-Históricos da Educação Física. Na educação básica atuou com o ensino de Educação Física para estudantes do ensino fundamental e do ensino médio. Tem experiência de pesquisa, investigando principalmente os seguintes temas: história da educação, da educação do corpo e da Educação Física, especialmente, o processo de sua constituição como disciplina escolar e a formação de seus professores; o ensino de Educação Física na escola; o brincar e a infância. 

References

CARVALHO, Marta M. Chagas de. Reformas da Instrução Pública. In: LOPES, Eliane M. T.; FARIA FILHO, Luciano M.; VEIGA, Cynthia G. (Orgs.). 500 anos de educação no Brasil. 3 ed. 1 reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 225-251.

CUNHA JUNIOR, Carlos Fernando Ferreira da. A Educação Física no Estado Novo: a questão do nacionalismo. In: III ENCONTRO NACIONAL DA HISTÓRIA DO ESPORTE, LAZER E EDUCAÇÃO FÍSICA. 1995, Curitiba. Anais eletrônicos...

FARIA, Miguel Fabiano de. A Educação Física na Revista do Ensino: produção de uma disciplina escolar em Minas Gerais. 2009. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da UFMG, Belo Horizonte, 2009.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de. O processo de escolarização em Minas Gerais: questões teórico-metodológicas e perspectivas de pesquisa. In: VEIGA, Cynthia Greive; FONSECA, Thais Nivia de Lima e (orgs.). História e historiografia da educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p. 77-97.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Escolarização e cultura escolar no Brasil: reflexões em torno de alguns pressupostos e desafios. In: BENCOSTA, Marcus Levy (org.). Culturas escolares, saberes e práticas educativas: itinerários históricos. São Paulo: Cortez, v.1, 2007. p.191-211.

FRADE, Isabel Cristina A. da Silva; SILVA, Ceris Salete Ribas da. A leitura de textos oficiais: uma questão plural. In: Marinho, M, Silva, CSR (orgs.). Leituras do professor. Campinas: Mercado das Letras: Associação de Leitura do Brasil – ALB; 1998. p. 93-117.

MARINHO, Inezil Penna. Sistemas e Métodos de Educação Física. 5 ed. s/d.

RODRIGUES, Marilita Aparecida Arantes. Constituição do sentido moderno de esporte: pelas trilhas históricas do Minas Tênis Clube. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Escola de Educação Física da UFMG, Belo Horizonte, 1996.

VAGO, Tarcísio Mauro. A escolarização da gymnastica nas escolas normais de Minas Gerais (1883-1918). In: FERREIRA NETO, Amarílio (org.). Pesquisa Histórica na Educação Física. Vol. 2. Vitória: UFES/CEFD, 1997. p. 33-58.

VAGO, Tarcísio Mauro. Cultura escolar, cultivo de corpos: educação physica e gimnastica como práticas constitutivas dos corpos de crianças no ensino público primário de Belo Horizonte (1906-1920). Bragança Paulista: EDUSF, 2002.

Published

2021-04-02

How to Cite

Silva, G. C. da. (2021). A Inspetoria de Educação Física de Minas Gerais: elementos de complexificação da formação de professoras para o ensino da disciplina (1927-1937). Educação Em Foco, 24(42), 25–44. https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4801