Filmes sob o sensível de socioeducandos: ensaio sobre a recusa e a negociação
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4944Palavras-chave:
Cinema, Sistema Socioeducativo, Saberes, Projeto PedagógicoResumo
Adolescentes que caíram na malha do sistema socioeducativo e nossa pesquisa cocriam neste ensaio formulações que falam de uma recusa e de uma negociação na visionagem de cinco filmes: de um lado, O clube dos cinco (1985) e Filme de rua (2017), sugeridos pelo nosso estudo; de outro, Ônibus 174 (2002), Cidade de Deus (2002) e Mac e Devin vão para a escola (2012), sugeridos pelos adolescentes. Considerando esses encontros, este trabalho atenta para a necessidade de reflexão e ação educativa e cultural permanentes nas medidas de prestação de serviço à comunidade (PSC) e liberdade assistida (LA). Frente ao que declara o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), esses avanços devem ser ferramentas a colaborar com a composição da sua 2a diretriz pedagógica, que se traduz aqui como um Projeto Pedagógico mais atento às inquietações desses adolescentes e afinado com uma cultura cinematográfica interessada nas suas existências.Downloads
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