Filmes sob o sensível de socioeducandos: ensaio sobre a recusa e a negociação

Autores

  • Júlio Vitorino Figueroa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Luciana Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4944

Palavras-chave:

Cinema, Sistema Socioeducativo, Saberes, Projeto Pedagógico

Resumo

Adolescentes que caíram na malha do sistema socioeducativo e nossa pesquisa cocriam neste ensaio formulações que falam de uma recusa e de uma negociação na visionagem de cinco filmes: de um lado, O clube dos cinco (1985) e Filme de rua (2017), sugeridos pelo nosso estudo; de outro, Ônibus 174 (2002), Cidade de Deus (2002) e Mac e Devin vão para a escola (2012), sugeridos pelos adolescentes. Considerando esses encontros, este trabalho atenta para a necessidade de reflexão e ação educativa e cultural permanentes nas medidas de prestação de serviço à comunidade (PSC) e liberdade assistida (LA). Frente ao que declara o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), esses avanços devem ser ferramentas a colaborar com a composição da sua 2a diretriz pedagógica, que se traduz aqui como um Projeto Pedagógico mais atento às inquietações desses adolescentes e afinado com uma cultura cinematográfica interessada nas suas existências.

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Biografia do Autor

Júlio Vitorino Figueroa, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Comunicação Social pela UFMG. Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBa. Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Ceará e em Realização Audiovisual pela Escola de Audiovisual da Vila das Artes. 

Luciana Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação e no curso de graduação em Comunicação Social da UFMG, sendo líder do grupo de pesquisa Corisco: Coletivo de Estudos, Pesquisas Etnográficas e Ação Comunicacional em Contextos de Risco.

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Publicado

18/12/2020

Como Citar

Figueroa, J. V., & Oliveira, L. (2020). Filmes sob o sensível de socioeducandos: ensaio sobre a recusa e a negociação. Educação Em Foco, 23(41), 149–167. https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4944