Filmes sob o sensível de socioeducandos: ensaio sobre a recusa e a negociação

Autores/as

  • Júlio Vitorino Figueroa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Luciana Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4944

Palabras clave:

Cinema, Sistema Socioeducativo, Saberes, Projeto Pedagógico

Resumen

Adolescentes que caíram na malha do sistema socioeducativo e nossa pesquisa cocriam neste ensaio formulações que falam de uma recusa e de uma negociação na visionagem de cinco filmes: de um lado, O clube dos cinco (1985) e Filme de rua (2017), sugeridos pelo nosso estudo; de outro, Ônibus 174 (2002), Cidade de Deus (2002) e Mac e Devin vão para a escola (2012), sugeridos pelos adolescentes. Considerando esses encontros, este trabalho atenta para a necessidade de reflexão e ação educativa e cultural permanentes nas medidas de prestação de serviço à comunidade (PSC) e liberdade assistida (LA). Frente ao que declara o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), esses avanços devem ser ferramentas a colaborar com a composição da sua 2a diretriz pedagógica, que se traduz aqui como um Projeto Pedagógico mais atento às inquietações desses adolescentes e afinado com uma cultura cinematográfica interessada nas suas existências.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Júlio Vitorino Figueroa, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Comunicação Social pela UFMG. Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBa. Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Ceará e em Realização Audiovisual pela Escola de Audiovisual da Vila das Artes. 

Luciana Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação e no curso de graduação em Comunicação Social da UFMG, sendo líder do grupo de pesquisa Corisco: Coletivo de Estudos, Pesquisas Etnográficas e Ação Comunicacional em Contextos de Risco.

Citas

BERGALA, Alain. A hipótese-cinema: pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Rio de Janeiro, Booklink, CINEAD-LISE-FE/UFRJ, 2008. Disponível em http://www.inventarcomadiferenca.com.br/referencia/a-hipotese-cinema-pequeno-tratado-de-transmissao-do-cinema-dentro-e-fora-da-escola/. Acesso em 05 out 2017.

BERNARDET, Jean-Claude. O que é cinema. São Paulo, Brasiliense, 2000.

BRASIL. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 16 jul. 1990. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm . Acesso em 10 mar. 2020.

BRASIL. Lei n. 12.594, de 18 de janeiro de 2012. Institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), regulamenta a execução das medidas socioeducativas destinadas a adolescente que pratique ato infracional. Diário Oficial da União República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 19 jan. 2012. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12594.htm>. Acesso em 20 mar. 2018.

EVARISTO, Conceição. Maria. Em: Olhos d’água. Rio de Janeiro, Pallas, 2015.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. 20ed, Petrópolis, Vozes, 1999.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 36. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2014.

FRESQUET, Adriana Mabel. Cinema e Educação: reflexões e experiências com professores e estudantes de educação básica, dentro e “fora” da escola. 1 ed. Belo Horizonte, Autêntica, 2013.

LAPOUJADE, David. As existências mínimas. 1a ed, São Paulo, N-1 edições, 2017.

MBEMBE, Achille. Necropolítica: Biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. São Paulo, N-1 edições, 2018.

MIGLIORIN, Cezar. Inevitavelmente Cinema: educação, política e mafuá. 1 ed. Rio de Janeiro, Beco do Azougue, 2015.

NASCIMENTO, Abdias. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1978.

OLIVEIRA, Márcio Rogério de. Dimensões do esporte, da cultura e do lazer no atendimento socioeducativo: direitos a serem assegurados e ferramentas de socioeducação In [Desafios da socioeducação: responsabilização e integração social de adolescentes autores de atos infracionais] org. Fórum Permanente do Sistema de Atendimento Socioeducativo de Belo Horizonte, Belo Horizonte, 2015.

RANCIÈRE. Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte, Autêntica, 2002.

TEIXEIRA, Inês A. de Castro; RAMOS, Ana L. Azevedo. Os professores e o cinema na companhia de Bergala. Revista Contemporânea de Educação, vol. 5, n. 10, jul/dez 2010.

ZALUAR, Alba. O condomínio do diabo. Rio de Janeiro, Editora Revan e UFRJ Editora,1994.

Publicado

2020-12-18

Cómo citar

Figueroa, J. V., & Oliveira, L. (2020). Filmes sob o sensível de socioeducandos: ensaio sobre a recusa e a negociação. Educação Em Foco, 23(41), 149–167. https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4944