Diferenças teórico-metodológicas e conceituais entre "pesquisa sobre formação de professores" e "pesquisa na formação de professores"
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v17i23.522Palavras-chave:
Formação de Professores, Pesquisa, Pesquisa-açãoResumo
[DOSSIÊ] O objetivo deste artigo é discutir as principais diferenças, em termos teóricos, metodológicos e conceituais, entre a pesquisa acadêmica sobre formação de professores e a pesquisa desenvolvida por docentes e formadores de professores sobre a sua própria prática. O principal argumento defendido pelo autor é que esses dois tipos de pesquisa não devem ser compreendidos de maneira hierárquica, dicotômica ou concorrente. Defende-se a ideia que esses diferentes tipos de investigação têm propósitos distintos e, consequentemente, contribuem de modos também distintos para o pensar/re-pensar e fazer/re-fazer da formação de professores.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
25/06/2014
Como Citar
Diniz-Pereira, J. E. (2014). Diferenças teórico-metodológicas e conceituais entre "pesquisa sobre formação de professores" e "pesquisa na formação de professores". Educação Em Foco, 17(23), 45–58. https://doi.org/10.24934/eef.v17i23.522
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.