Política de cotas e as mudanças no perfil de candidaturas no Enem

o caso do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.5469

Palavras-chave:

Expectativas de acesso ao ensino superior, Lei de cotas, Sistema Escolar, Desigualdades educacionais

Resumo

O artigo analisa as mudanças no perfil das candidaturas no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de concluintes do ensino médio no município do Rio de Janeiro, em face da implantação da Lei de Cotas para acesso às instituições federais de ensino (Lei 12.711/2012). A metodologia é baseada nas estatísticas descritivas sobre as bases de dados do questionário do Enem, entre os anos de 2011 e 2016. São analisadas mudanças na proporção de candidatos oriundos das escolas estaduais, federais e privadas. As conclusões atestam os impactos das cotas sobre a decisão de concluintes das escolas estaduais, negros e homens. Com efeito, aponta também fatores de persistentes das desigualdades na formação dos estoques de candidaturas.

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Biografia do Autor

Rodrigo Rosistolato, Faculdade de Educação/PPGE/UFRJ

Doutor em Ciências Humanas (antropologia), professor do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE e do Departamento de Fundamentos da Educação, da Faculdade de Educação da UFRJ. Integra a equipe do LaPOpE. Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais. Coordena e participa de projetos de pesquisa financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e pela FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Associado efetivo da ABA - Associação Brasileira de Antropologia, da SBS - Sociedade Brasileira de Sociologia e da REIPPE - Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais. Editor Chefe da Revista Contemporânea de Educação, da Faculdade de Educação da UFRJ; e editor de seção da revista Estudos em Avaliação Educacional, da Fundação Carlos Chagas.

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Publicado

29/04/2022

Como Citar

PAULINO, A., & Rosistolato, R. (2022). Política de cotas e as mudanças no perfil de candidaturas no Enem: o caso do Rio de Janeiro. Educação Em Foco, 25(45), 205–226. https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.5469