Política de cotas e as mudanças no perfil de candidaturas no Enem
o caso do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.5469Keywords:
Expectativas de acesso ao ensino superior, Lei de cotas, Sistema Escolar, Desigualdades educacionaisAbstract
O artigo analisa as mudanças no perfil das candidaturas no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de concluintes do ensino médio no município do Rio de Janeiro, em face da implantação da Lei de Cotas para acesso às instituições federais de ensino (Lei 12.711/2012). A metodologia é baseada nas estatísticas descritivas sobre as bases de dados do questionário do Enem, entre os anos de 2011 e 2016. São analisadas mudanças na proporção de candidatos oriundos das escolas estaduais, federais e privadas. As conclusões atestam os impactos das cotas sobre a decisão de concluintes das escolas estaduais, negros e homens. Com efeito, aponta também fatores de persistentes das desigualdades na formação dos estoques de candidaturas.
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