Análise do potencial educativo de um jogo eletrônico comercial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.5480

Palavras-chave:

Educação, Jogos eletrônicos, Psicologia

Resumo

Os jogos eletrônicos se destacam entre os interesses dos jovens e vários jogos eletrônicos são utilizados como recursos pedagógicos pelo seu potencial educativo. Dessa forma, foi pretendido analisar o potencial educativo de um jogo eletrônico comercial para o desenvolvimento cognitivo e afetivo dos jogadores. Para isso, foi realizada uma análise qualitativa, baseada na perspectiva tridimensional da Análise Crítica do Discurso. Foi verificado que o potencial educativo do jogo eletrônico analisado reside na temática abordada, nas instruções fornecidas, nas possibilidades de generalização das estratégias de resolução dos problemas apresentados, e pode variar conforme aspectos como o momento de desenvolvimento psicológico do jogador e o contexto deste. Foi concluído que o jogo eletrônico analisado é capaz de agir sobre a zona de desenvolvimento proximal de um indivíduo na condição de um instrumento de mediação entre ele e os conteúdos que perpassam pela narrativa do jogo.

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Biografia do Autor

Ivan Carlos Cicarello Junior, Universidade Federal do Paraná

Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), mestre em Educação pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), doutorando em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Weslley Kozlik Silva, Universidade Federal do Paraná

Graduação em Psicologia pela Faculdade Guairacá, mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), doutorando em Educação pela Universidade Federal doParaná (UFPR), docente no centro universitário Uniguairacá.

Tania Stoltz, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná, em Educação Artística pela Faculdade de Educação Musical do Paraná, mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP).

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Publicado

22/12/2022

Como Citar

Cicarello Junior, I. C., Kozlik Silva, W., & Stoltz, T. (2022). Análise do potencial educativo de um jogo eletrônico comercial. Educação Em Foco, 25(47). https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.5480