A política de cotas na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul:

regulamentações e resultados iniciais (2013-2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.5506

Palavras-chave:

Educação Superior; Ingresso; Políticas de Cotas.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar e discutir o ingresso fomentado a partir da Lei nº 12.711/ 2012 e da Lei n° 13.409/2016 na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O público-alvo são estudantes que ingressaram no período de 2013 a 2018, por meio da Política de Cotas destinadas a estudantes negros e estudantes com deficiência. Para o desenvolvimento dessa discussão foram realizadas entrevistas, análises de documentos, bem como a leitura de referenciais que contribuíram para a interpretação dos materiais analisados. A partir dos resultados obtidos compreende-se que a Política de Cotas contribuiu para o acesso desses estudantes na educação superior, e estes a associam a possibilidade de melhoria na condição de vida, todavia identifica-se que essas políticas de ação afirmativa que contribuem para o acesso à educação superior devem vir acompanhadas de políticas focais de assistência estudantil, que possibilitem a permanência e conclusão do curso.

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Biografia do Autor

Joelma Evangelista, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Acadêmica de Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestra em Educação pela UFMS (2020). Licenciatura em História por meio da FIC (2013). Graduanda em Pedagogia por meio da Faculdade Fael (2020). Professora de História na rede pública. Orcid:https://orcid.org/0000-0001-9638-5037. E-mail: joelma_ines@hotmail.com. Bolsista Capes.

Anielise Mascarenhas Guedes, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2020). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (2016). Coordenadora pedagógica do Sesi/ MS. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4196-4979. E-mail: anieliseguedes@gmail.com.

Carina Elisabeth Maciel, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Carina Elisabeth Maciel. Concluiu Pós-doutorado em Educação pela UNEMAT em 2016. Doutora em educação pela UFMS em 2009. Mestre em educação pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB em 2005. E licenciada em Pedagogia pela UFMS em 1991. Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação.Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3765-3139. E-mail: carina22em@gmail.com.

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Publicado

30/08/2022

Como Citar

Inês Evangelista, J., Mascarenhas Guedes, A., & Maciel, C. E. (2022). A política de cotas na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul:: regulamentações e resultados iniciais (2013-2018). Educação Em Foco, 25(46), 228–251. https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.5506