Utilização de novas mídias no teatro e suas contribuições para a educação profissional e tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.5508

Palavras-chave:

Teatro, Novas Mídias, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

Este artigo objetivou realizar uma análise da utilização das novas mídias no teatro, tendo como principal base bibliográfica o livro Performance Digital: a história das novas mídias no teatro, dança, performance artística e instalação, de autoria de Steven Dixon. Buscou-se no autor mencionado, com o auxílio da metodologia pesquisa bibliográfica, traçar um percurso de análise e compreensão que envolveu principalmente os aspectos históricos e exemplos práticos ligados às novas mídias, de forma que fosse possível elaborar diálogos com a Educação Profissional e Tecnológica. Dessa forma, ao relacionar às experiências práticas e as teorias,  proporcionamos um processo de pensamento interdisciplinar. Portanto, a utilização das novas mídias como objeto de estudo permitiu, segundo a definição de Dixon (2007), pensar a intersecção do teatro e da tecnologia, trazendo visibilidade para a interdisciplinaridade que perpassam a Educação Profissional e Tecnológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara Fernandes Costa, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.

Formada em Pedagogia (2021) pelo Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto. Ministrou a matéria de Arte na E.E. Dona Antônia Valadares em Divinópolis (2020). É mestre em educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET (2017-2019). Participou do curso Oficinão - Escola, do grupo Galpão (2017) e do CECAD - Centro de Criação para Atores e Diretores do SESC- Palladium (2017). Foi professora de Artes nas escolas estaduais Armando Nogueira Soares em Divinópolis (2016-2019) e Iago Pimentel em São João Del-Rei (2015). Graduada em Teatro pela Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ (2015). Participou do programa de intercâmbio da UFSJ na Universidade de Lisboa Portugal (2013). Tem experiência como Arte Educadora no projeto Arte Por Toda Parte da Cia.Teatral Manicômicos (2012 - 2013).É atriz formada pelo curso preparatório de atores da Cia Teatral ManiCômicos (2009-2011) e fez parte do grupo experimental da Cia. Teatral Manicômicos(2009-2013). Interesses: Educação,Arte e Tecnologia, Teatro, Universo Circense, Dança . 

Debora Pazetto Ferreira, Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Departamento de Artes Visuais

Professora de História e Teoria da Arte na UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina. Professora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, na linha de Processos Artísticos Contemporâneos. Possui graduação em Filosofia pela UFSC (2007) e graduação em Artes Visuais pela UDESC (2010), mestrado em Filosofia pela UFSC (2010) e doutorado em filosofia pela UFMG (2014), na linha de pesquisa Estética e Filosofia da Arte, com estágio doutoral na Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne. É coordenadora do GUARÁ ? Grupo de Pesquisas Descoloniais em Arte Contemporânea (CNPq), que analisa a produção artística brasileira pelo viés dos feminismos queer e das teorias descoloniais latino-americanas. Principais áreas de atuação: Teoria da Arte, Estética, Filosofia da Arte, Arte e Tecnologia; Estudos de Gênero, Estudos Descoloniais, Crítica de Arte. 

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Educação profissional e tecnologia: legislação básica – Técnico de Nível Médio– 7. Ed. – Brasília, SETEC, 2008.

DIXON, Steve. Digital Performance. Digital Performance: the history of new media in theater, dance, performance art and installation. Massachusetts: MIT Press. 2007.

FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 1994.

FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa-Uwe Flick. Porto Alegre: Bookman, 2004.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. In: JANTSCH, Ari, BIANCHETTI, Lucídio (Org.). Interdisciplinaridade: Para além da filosofia do sujeito. Petropolis, RJ: Vozes, 1995.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed.- São Paulo: Atlas, 2008.

GRINSPUN, M. P. S. Educação tecnológica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2009.

MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: Repensar a forma, reformar o pensamento. Oitava edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

Downloads

Publicado

29/04/2022

Como Citar

Fernandes Costa, M., & Pazetto Ferreira, D. . (2022). Utilização de novas mídias no teatro e suas contribuições para a educação profissional e tecnológica. Educação Em Foco, 25(45), 298–326. https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.5508