Utilização de novas mídias no teatro e suas contribuições para a educação profissional e tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.5508Palabras clave:
Teatro, Novas Mídias, Educação Profissional e TecnológicaResumen
Este artigo objetivou realizar uma análise da utilização das novas mídias no teatro, tendo como principal base bibliográfica o livro Performance Digital: a história das novas mídias no teatro, dança, performance artística e instalação, de autoria de Steven Dixon. Buscou-se no autor mencionado, com o auxílio da metodologia pesquisa bibliográfica, traçar um percurso de análise e compreensão que envolveu principalmente os aspectos históricos e exemplos práticos ligados às novas mídias, de forma que fosse possível elaborar diálogos com a Educação Profissional e Tecnológica. Dessa forma, ao relacionar às experiências práticas e as teorias, proporcionamos um processo de pensamento interdisciplinar. Portanto, a utilização das novas mídias como objeto de estudo permitiu, segundo a definição de Dixon (2007), pensar a intersecção do teatro e da tecnologia, trazendo visibilidade para a interdisciplinaridade que perpassam a Educação Profissional e Tecnológica.
Descargas
Citas
BRASIL, Ministério da Educação. Educação profissional e tecnologia: legislação básica – Técnico de Nível Médio– 7. Ed. – Brasília, SETEC, 2008.
DIXON, Steve. Digital Performance. Digital Performance: the history of new media in theater, dance, performance art and installation. Massachusetts: MIT Press. 2007.
FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 1994.
FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa-Uwe Flick. Porto Alegre: Bookman, 2004.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. In: JANTSCH, Ari, BIANCHETTI, Lucídio (Org.). Interdisciplinaridade: Para além da filosofia do sujeito. Petropolis, RJ: Vozes, 1995.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed.- São Paulo: Atlas, 2008.
GRINSPUN, M. P. S. Educação tecnológica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2009.
MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: Repensar a forma, reformar o pensamento. Oitava edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.