Considerações sobre o fenômeno da medicalização à luz da psicanálise

Autores

  • Júlia Reis da Silva Mendonça SEPAI
  • Emanuelle Pessanha Gonçalves SEPAI

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v24i43.5539

Palavras-chave:

Educação, Medicalização, Psicanálise

Resumo

Esse artigo tem como objetivo propor algumas reflexões sobre o fenômeno da medicalização na infância e sobre a influência do discurso médico e científico no campo da educação à luz da psicanálise. Da mesma maneira, pretende-se pensar em um dispositivo psicanalítico – o IRDI – como forma de atuação de uma psicanálise em extensão junto ao campo educacional que se ofereça como alternativa ao processo de medicalização e como instrumento oportuno para pensar uma outra pedagogia que não mais foraclua o sujeito. A contribuição da psicanálise à educação também tem como objetivo sensibilizar os educadores para a importância da intervenção precoce e de se considerar a subjetividade e potencialidades infantis no processo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanuelle Pessanha Gonçalves, SEPAI

Pedagoga pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora Orientadora Educacional no município de Quissamã. Pós-graduada em Psicanálise com Crianças e Intervenção Precoce pela UCAM/SEPAI/RJ.

Referências

ALBERTI, Sonia. Psicanálise e intervenção no campo social. In: Psicanálise, universidade e Sociedade. Rio de Janeiro: Cia de Freud, 2011.

ANSERMET, M. A irredutível singularidade entre ciência e psicanálise. In: A ordem simbólica no século XXI: não é mais o que era. Quais as consequências para o tratamento? Rio de Janeiro: Subversos, 2013.

AGUIAR, Adriano Amaral de; LAIA, Sérgio. Enigma, objetivação e diluição da loucura. In: Psicopatologia Lacaniana I. Organizadores: Antônio Teixeira e Heloisa Caldas. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

BERCHERIE, P. Los fundamentos de la clínica: historia y estrutura del saber psiquiátrico. Ed. Manantial, 1989.

BERNARDINO, Leda Mariza Ficher; KUPFER, Maria Cristina Machado Kupfer. IRDI: um instrumento que leva a psicanálise à polis. Estilos Clin., São Paulo, v.23, n.1, jan./abr.2018.

BRITO, Bruna Pinto Martins. Diagnóstico diferencial: a aposta na singularidade em tempos de medicalização do sofrimento. In: Subjetividade, Clínica e Política. Eduff: Niterói, Rio de Janeiro, 2017.

CAVALLARI, Juliana Santana. Efeitos de verdade que emanam do discurso da inclusão e suas implicações subjetivas. In: Mal-estar na inclusão: como (não) se faz. São Paulo: Mercado de Letras, 2014.

DANTO, Elizabeth Ann. As clínicas públicas de Freud: psicanálise e justiça social. São Paulo: Editora Perspectiva, 2019.

DE CARLI, Giacomini Fabíola; FILHO, Francisco Carlos dos Santos; CEZAR, Luciana Oltamari. Mal-estar na infância e medicalização do sofrimento: quando a brincadeira fica sem graça. Salvador: Ágalma, 2020.FILHO,

DUNKER, C.I.L. Mal-estar, sofrimento e sintoma. São Paulo: Boitempo, 2015.

FERREIRA, Cristiana M. Ramos; VERAS, Marcelo. Entrevista psicopatológica: o que muda entre a psiquiatria e a psicanálise? In: Psicopatologia Lacaniana. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

FILHO, Durval Mazzei Nogueira. Sobre a psiquiatria e a psicanálise. In: Psicofarmacologia e Psicanálise. Maria Cristina Rios Magalhães (org.). São Paulo: Escuta, 2001.

FONSECA, Paula Fontana. Para além do diagnóstico. In: Práticas inclusivas em escolas transformadoras: acolhendo o aluno-sujeito. São Paulo: Escuta: Fapesp, 2017.

FREUD, Sigmund. A dinâmica da transferência. In: Edição Standart Brasileira das Obras Completas de S. Freud, v. 12. Rio de Janeiro: Imago, 1996 [1912].

FREUD, Sigmund. Linhas de progresso na terapia psicanalítica. In: Edição Standart Brasileira das Obras Completas de S. Freud, v. 17. Rio de Janeiro: Imago, 1996 [1919].

GUARIDO, Renata; VOLTOLINI; Rinaldo. O que não tem remédio, remediado está? Belo Horizonte: Revista Educação em Revista, v. 25, n. 01, p. 239-263, abr. 2009.

LACAN, J. Duas notas sobre criança. Revue du Champ freudien, n. 37, avril-juin 1986.

MAGALHÃES, M.C.R. Psicofarmacologia e Psicanálise. São Paulo: Escuta, 2001.

MELLO, Luiz Carlos. Nise da Silveira: caminhos de uma psiquiatra rebelde. Rio de Janeiro: Automatica Edições; Hólos, 2014.

ORRÚ, Sílvia Ester. Aprendizes com autismo: aprendizagem por eixos de interesse em espaços não excludentes. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2016.

PATTO; VOLTOLINI; KUPFER. Práticas inclusivas em escolas transformadoras: acolhendo o aluno sujeito. São Paulo: Escuta: Fapesp, 2017.

PESARO, Maria Eugência; MERLETTI; FADEL; TUSSI; KUPFER. Efeitos da intervenção institucional: da agitação motora ao brincar simbólico. In: Psicanálise e Ações de prevenção na primeira infância. São Paulo. Editora Escuta/Fapesp, 2012.

REZENDE, Tânia Campos; SÁ, Vitória Regis Gabay. Infância, Liberdade e Acolhimento: experiências na educação infantil. São Paulo: Summus Editorial, 2018.

RIBEIRO, Márden de Pádua. Contribuição da psicanálise para a educação: a transferência na relação professor/aluno. Psicol. educ., São Paulo , n. 39, p. 23-30, dez. 2014 . Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752014000200003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 23 fev. 2021.

ROUDINESCO, E. Por que a psicanálise? Rio de Janeiro: Zahar, 2000.

SAFATLE, V. O poder da psiquiatria. Cult: São Paulo, n.184, 2013.

VERAS, M. Selfie, logo existo. Salvador: Corrupio, 2018.

Downloads

Publicado

30/08/2021

Como Citar

Reis da Silva Mendonça, J., & Pessanha Gonçalves, E. (2021). Considerações sobre o fenômeno da medicalização à luz da psicanálise. Educação Em Foco, 24(43), 340–359. https://doi.org/10.24934/eef.v24i43.5539