Considerações sobre o fenômeno da medicalização à luz da psicanálise

Autores/as

  • Júlia Reis da Silva Mendonça SEPAI
  • Emanuelle Pessanha Gonçalves SEPAI

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v24i43.5539

Palabras clave:

Educação, Medicalização, Psicanálise

Resumen

Esse artigo tem como objetivo propor algumas reflexões sobre o fenômeno da medicalização na infância e sobre a influência do discurso médico e científico no campo da educação à luz da psicanálise. Da mesma maneira, pretende-se pensar em um dispositivo psicanalítico – o IRDI – como forma de atuação de uma psicanálise em extensão junto ao campo educacional que se ofereça como alternativa ao processo de medicalização e como instrumento oportuno para pensar uma outra pedagogia que não mais foraclua o sujeito. A contribuição da psicanálise à educação também tem como objetivo sensibilizar os educadores para a importância da intervenção precoce e de se considerar a subjetividade e potencialidades infantis no processo de aprendizagem.

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Biografía del autor/a

Emanuelle Pessanha Gonçalves, SEPAI

Pedagoga pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora Orientadora Educacional no município de Quissamã. Pós-graduada em Psicanálise com Crianças e Intervenção Precoce pela UCAM/SEPAI/RJ.

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Publicado

2021-08-30

Cómo citar

Reis da Silva Mendonça, J., & Pessanha Gonçalves, E. (2021). Considerações sobre o fenômeno da medicalização à luz da psicanálise. Educação Em Foco, 24(43), 340–359. https://doi.org/10.24934/eef.v24i43.5539