Relações tecidas entre a universidade e as escolas de Educação Básica por meio dos estágios supervisionados de cursos de licenciatura
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5633Palavras-chave:
Relação universidade-escola. Licenciatura. Formação de professores.Resumo
Neste artigo debatemos as relações tecidas nos estágios supervisionados das licenciaturas presenciais entre a Universidade Federal de Juiz de Fora e as escolas estaduais. Almejamos compreender as dinâmicas estabelecidas na percepção de gestores escolares, professores supervisores e professores orientadores. Para tanto, realizamos uma pesquisa que contou com uma análise documental dos registros de estágio e a realização de entrevistas com gestores e professores supervisores das três escolas estaduais que mais receberam estagiários entre 2017 e 2019; e com os três professores orientadores que acompanharam esses estágios. Os dados foram analisados a partir das considerações de autores que discutem a dicotomia teoria versus prática. A pesquisa mostrou que as questões burocráticas ainda possuem destaque na parceria; a necessidade de se atribuir um maior protagonismo às escolas, aos gestores, coordenadores pedagógicos e professores nos projetos de estágio. Concluímos que os estágios compreendem a importância da presença nos diversos sentidos que ela assume.
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