Relações tecidas entre a universidade e as escolas de Educação Básica por meio dos estágios supervisionados de cursos de licenciatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5633

Palavras-chave:

Relação universidade-escola. Licenciatura. Formação de professores.

Resumo

Neste artigo debatemos as relações tecidas nos estágios supervisionados das licenciaturas presenciais entre a Universidade Federal de Juiz de Fora e as escolas estaduais. Almejamos compreender as dinâmicas estabelecidas na percepção de gestores escolares, professores supervisores e professores orientadores. Para tanto, realizamos uma pesquisa que contou com uma análise documental dos registros de estágio e a realização de entrevistas com gestores e professores supervisores das três escolas estaduais que mais receberam estagiários entre 2017 e 2019; e com os três professores orientadores que acompanharam esses estágios. Os dados foram analisados a partir das considerações de autores que discutem a dicotomia teoria versus prática. A pesquisa mostrou que as questões burocráticas ainda possuem destaque na parceria; a necessidade de se atribuir um maior protagonismo às escolas, aos gestores, coordenadores pedagógicos e professores nos projetos de estágio. Concluímos que os estágios compreendem a importância da presença nos diversos sentidos que ela assume. 

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Biografia do Autor

Lethycia Lopes Pereira, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Licenciada em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2017). Pós-graduada em Metodologia no Ensino de Química, pela FAVENI (2020). Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública, pela UFJF/CAED (2020). Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atualmente é professora orientadora de TCC do curso Ciência é 10 do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e professora de Química da Educação Básica da Rede Estadual de Minas Gerais. Tem experiência na área de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: estágio supervisionado, ciência, formação de professores, relação universidade-escola e PIBID.

Rita de Cássia Reis, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Licenciada em Química (UFJF). Mestre em Educação em Química (UFJF) e doutora em Educação (UFMG). É professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, pesquisadora no grupo Co(m)textos e do Núcleo de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (NEC) da Faculdade de Educação/UFJF e sou líder no grupo de pesquisa Narrativas, ambos vinculados ao diretório de grupos do CNPQ. Leciona para o curso de Licenciatura em Química presencial e EAD, no curso de Pedagogia, no curso de Pós-graduação lato senso em Ciências e Matemática para os anos iniciais ofertado pela Faculdade de Educação e Centro de Ciências da UFJF. Atua no Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública da UFJF, na linha Avaliação, Currículos e Desenvolvimento Profissional de Gestores e Professores da Educação Básica, assim como no Programa de Pós-graduação em Educação da UFJF na linha Linguagens, Culturas e Saberes. 

Helena Rivelli de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2006), é Mestra (2012) e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área Formação de Professores e Gestores Escolares, com ênfase nos temas de Educação a Distância, educação e tecnologias, Educação Superior, Avaliação da Educação Ensino de Ciências e Biologia. Atualmente trabalha no Núcleo de Dissertação do Programa de Pós-Graduação Profissional - Mestrado Profissional - em Gestão e Avaliação da Educação Pública do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGP/CAEd/UFJF), onde colabora principalmente em pesquisas nas áreas de gestão educacional e gestão universitária.

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Publicado

29/12/2021

Como Citar

Lopes Pereira, L., Reis, R. de C., & Rivelli de Oliveira, H. (2021). Relações tecidas entre a universidade e as escolas de Educação Básica por meio dos estágios supervisionados de cursos de licenciatura. Educação Em Foco, 24(44), 352–373. https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5633