Os desafios da complexidade para a educação no pós-pandemia:
uma reflexão a partir dos sete saberes de Edgar Morin
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.5734Palavras-chave:
Complexidade, Crise de Paradigmas, Reflexão CríticaResumo
O paradigma emergente ou paradigma da complexidade depara-se, no contexto pandêmico, com novos desafios. Edgar Morin, em Os sete saberes necessários para a educação do futuro elenca proposições elementares para lidar com os problemas que afetam os sistemas educacionais desde o advento do pensamento newtoniano-cartesiano. Nesse sentido, o objetivo do presente artigo foi identificar aspectos da obra nos quais é possível vislumbrar a educação no contexto pós-pandemia, considerando a emergência de uma educação ancorada na complexidade. Os apontamentos realizados mostram que os sete saberes de Edgar Morin podem suscitar reflexões sobre o destino da educação pós-pandemia, uma vez constatado que os problemas denunciados pela situação atual são, em grande parte, frutos do paradigma cartesiano e evidenciam a urgência de se adotar os presupostos do paradigma da complexidade no contexto educacional.
Downloads
Referências
ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação Remota Emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de COVID-19. EmRede - Revista de Educaçao à Distância, v. 7, n. 1, p. 257–275, 2020. Disponível em: <https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621>.
BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. [S.l.]: Vozes, 2013.
BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. A Carta da Terra. . Brasília, DF: MMA, 2000. Disponível em: <https://www.mma.gov.br/estruturas/agenda21/_arquivos/carta_terra.pdf>.
CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 1996.
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 1996.
ESTELLÉS, Marta; FISCHMAN, Gustavo E. Imaginando uma Educação para a Cidadania Global pós-Covid-19. Práxis Educativa, v. 15, p. 1–14, 2020. Disponível em: <https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/15566/209209213334?fbclid=IwAR2D1hIdQnaj0D5qLJri0FgGs5hH8Yk-Dlcnc-RJU1wE5xm8lA21sArJlfY>.
FERGUSON, Marilin. Conspiração Aquariana. 7a. ed. Rio de Janeiro: Record, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
KHUN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. 5a. ed. São Paulo: Editora Perspectiva S. A., 1998.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia histórico crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1986.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
MORAES, Maria Cândida. Paradigma educacional emergente. 9a. ed. Campinas, SP: Papirus, 2009.
______. Transdisciplinaridade e educação. In: MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira; SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de (Org.). . Formação Profr. elos da Dimens. complexa e Transdiscipl. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2012. p. 304.
MOREIRA, José António; SCHLEMMER, Eliane. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v. 20, n. 26, p. 01–35, 2020. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438>.
MORIN, Edgar. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Porto Alegre: Sulina, 2015.
______. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2a. ed. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MORIN, Edgar; CIURANA, Emilio-Roger; MOTTA, Raúl Domingo. Educar na Era Planetária: o pensamento complexo como “método” de aprendizagem no erro e na incerteza humana. São Paulo: Cortez, 2003.
PEREIRA, Vilmar Alves. Existências ameaçadas: A Educação Ambiental em tempos de COVID-19. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 4, p. 21254–21271, 2020.
UNESCO. Education: From disruption to recovery. Disponível em: <https://en.unesco.org/covid19/educationresponse/>. Acesso em: 20 jun. 2020.
VERCELLI, Lígia de Carvalho Abões. Aulas remotas em tempos de COVID-19: a percepção de discentes de um programa de Mestrado Profissional em Educação. Ambiente e educação, v. 13, n. 2, p. 47–60, 2020. Disponível em: <http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/932>. Acesso em 19 jun. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.