Os desafios da complexidade para a educação no pós-pandemia:

uma reflexão a partir dos sete saberes de Edgar Morin

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.5734

Palavras-chave:

Complexidade, Crise de Paradigmas, Reflexão Crítica

Resumo

O paradigma emergente ou paradigma da complexidade depara-se, no contexto pandêmico, com novos desafios. Edgar Morin, em Os sete saberes necessários para a educação do futuro elenca proposições elementares para lidar com os problemas que afetam os sistemas educacionais desde o advento do pensamento newtoniano-cartesiano. Nesse sentido, o objetivo do presente artigo foi identificar aspectos da obra nos quais é possível vislumbrar a educação no contexto pós-pandemia, considerando a emergência de uma educação ancorada na complexidade. Os apontamentos realizados mostram que os sete saberes de Edgar Morin podem suscitar reflexões sobre o destino da educação pós-pandemia, uma vez constatado que os problemas denunciados pela situação atual são, em grande parte, frutos do paradigma cartesiano e evidenciam a urgência de se adotar os presupostos do paradigma da complexidade no contexto educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yasmin Leon Gomes, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestranda vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PPGE - PUCPR). Licenciada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Professora da Rede Estadual do Estado de São Paulo, ministrando as disciplinas de Ciências e Biologia para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Atualmente tem como objeto de estudo a formação de professores em Educação Ambiental no contexto da Educação Básica, na perspectiva da Complexidade e da Transdisciplinaridade. Possui experiência com os anos iniciais do Ensino Fundamental.

Daniele Saheb , PUCPR

Professora Titular do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vice-líder do Grupo de pesquisa:Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente (PUCPR) e Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental e Complexidade (GEPEACOM). DOUTORA em Educação (Programa de Pós Graduação em Educação) pela Universidade Federal do Paraná (2013). Possui GRADUAÇÃO em Pedagogia, ESPECIALIZAÇÃO em Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento (2006), MESTRADO em Educação (Programa de Pós Graduação em Educação) pela Universidade Federal do Paraná (2008). Coordenadora do Núcleo na PUCPR da Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC. Coordenadora do Projeto na PUCPR Pacto Mundial da Juventude pelo Clima - coordenado por Alfredo Pena-Vega do Centro Edgar Morin, EHSS / CNRS, Paris, França. Possui experiência em pesquisa, docência e gestão na Educação Básica (Educação Infantil e Anos Iniciais) e no Ensino Superior. Pesquisas com ênfase em Educação Ambiental, Complexidade e Transdisciplinaridade, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação e Prática Docente em Educação Ambiental na visão da Complexidade e da Transdisciplinaridade.

Referências

ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação Remota Emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de COVID-19. EmRede - Revista de Educaçao à Distância, v. 7, n. 1, p. 257–275, 2020. Disponível em: <https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621>.

BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. [S.l.]: Vozes, 2013.

BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. A Carta da Terra. . Brasília, DF: MMA, 2000. Disponível em: <https://www.mma.gov.br/estruturas/agenda21/_arquivos/carta_terra.pdf>.

CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 1996.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 1996.

ESTELLÉS, Marta; FISCHMAN, Gustavo E. Imaginando uma Educação para a Cidadania Global pós-Covid-19. Práxis Educativa, v. 15, p. 1–14, 2020. Disponível em: <https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/15566/209209213334?fbclid=IwAR2D1hIdQnaj0D5qLJri0FgGs5hH8Yk-Dlcnc-RJU1wE5xm8lA21sArJlfY>.

FERGUSON, Marilin. Conspiração Aquariana. 7a. ed. Rio de Janeiro: Record, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

KHUN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. 5a. ed. São Paulo: Editora Perspectiva S. A., 1998.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia histórico crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1986.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

MORAES, Maria Cândida. Paradigma educacional emergente. 9a. ed. Campinas, SP: Papirus, 2009.

______. Transdisciplinaridade e educação. In: MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira; SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de (Org.). . Formação Profr. elos da Dimens. complexa e Transdiscipl. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2012. p. 304.

MOREIRA, José António; SCHLEMMER, Eliane. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v. 20, n. 26, p. 01–35, 2020. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438>.

MORIN, Edgar. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Porto Alegre: Sulina, 2015.

______. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2a. ed. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MORIN, Edgar; CIURANA, Emilio-Roger; MOTTA, Raúl Domingo. Educar na Era Planetária: o pensamento complexo como “método” de aprendizagem no erro e na incerteza humana. São Paulo: Cortez, 2003.

PEREIRA, Vilmar Alves. Existências ameaçadas: A Educação Ambiental em tempos de COVID-19. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 4, p. 21254–21271, 2020.

UNESCO. Education: From disruption to recovery. Disponível em: <https://en.unesco.org/covid19/educationresponse/>. Acesso em: 20 jun. 2020.

VERCELLI, Lígia de Carvalho Abões. Aulas remotas em tempos de COVID-19: a percepção de discentes de um programa de Mestrado Profissional em Educação. Ambiente e educação, v. 13, n. 2, p. 47–60, 2020. Disponível em: <http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/932>. Acesso em 19 jun. 2020.

Downloads

Publicado

22/12/2022

Como Citar

Gomes, Y. L., & Saheb , D. (2022). Os desafios da complexidade para a educação no pós-pandemia:: uma reflexão a partir dos sete saberes de Edgar Morin. Educação Em Foco, 25(47). https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.5734