Os desafios da complexidade para a educação no pós-pandemia:

uma reflexão a partir dos sete saberes de Edgar Morin

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.5734

Palabras clave:

Complexidade, Crise de Paradigmas, Reflexão Crítica

Resumen

O paradigma emergente ou paradigma da complexidade depara-se, no contexto pandêmico, com novos desafios. Edgar Morin, em Os sete saberes necessários para a educação do futuro elenca proposições elementares para lidar com os problemas que afetam os sistemas educacionais desde o advento do pensamento newtoniano-cartesiano. Nesse sentido, o objetivo do presente artigo foi identificar aspectos da obra nos quais é possível vislumbrar a educação no contexto pós-pandemia, considerando a emergência de uma educação ancorada na complexidade. Os apontamentos realizados mostram que os sete saberes de Edgar Morin podem suscitar reflexões sobre o destino da educação pós-pandemia, uma vez constatado que os problemas denunciados pela situação atual são, em grande parte, frutos do paradigma cartesiano e evidenciam a urgência de se adotar os presupostos do paradigma da complexidade no contexto educacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Yasmin Leon Gomes, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestranda vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PPGE - PUCPR). Licenciada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Professora da Rede Estadual do Estado de São Paulo, ministrando as disciplinas de Ciências e Biologia para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Atualmente tem como objeto de estudo a formação de professores em Educação Ambiental no contexto da Educação Básica, na perspectiva da Complexidade e da Transdisciplinaridade. Possui experiência com os anos iniciais do Ensino Fundamental.

Daniele Saheb , PUCPR

Professora Titular do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vice-líder do Grupo de pesquisa:Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente (PUCPR) e Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental e Complexidade (GEPEACOM). DOUTORA em Educação (Programa de Pós Graduação em Educação) pela Universidade Federal do Paraná (2013). Possui GRADUAÇÃO em Pedagogia, ESPECIALIZAÇÃO em Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento (2006), MESTRADO em Educação (Programa de Pós Graduação em Educação) pela Universidade Federal do Paraná (2008). Coordenadora do Núcleo na PUCPR da Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC. Coordenadora do Projeto na PUCPR Pacto Mundial da Juventude pelo Clima - coordenado por Alfredo Pena-Vega do Centro Edgar Morin, EHSS / CNRS, Paris, França. Possui experiência em pesquisa, docência e gestão na Educação Básica (Educação Infantil e Anos Iniciais) e no Ensino Superior. Pesquisas com ênfase em Educação Ambiental, Complexidade e Transdisciplinaridade, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação e Prática Docente em Educação Ambiental na visão da Complexidade e da Transdisciplinaridade.

Citas

ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação Remota Emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de COVID-19. EmRede - Revista de Educaçao à Distância, v. 7, n. 1, p. 257–275, 2020. Disponível em: <https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621>.

BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. [S.l.]: Vozes, 2013.

BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. A Carta da Terra. . Brasília, DF: MMA, 2000. Disponível em: <https://www.mma.gov.br/estruturas/agenda21/_arquivos/carta_terra.pdf>.

CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 1996.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 1996.

ESTELLÉS, Marta; FISCHMAN, Gustavo E. Imaginando uma Educação para a Cidadania Global pós-Covid-19. Práxis Educativa, v. 15, p. 1–14, 2020. Disponível em: <https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/15566/209209213334?fbclid=IwAR2D1hIdQnaj0D5qLJri0FgGs5hH8Yk-Dlcnc-RJU1wE5xm8lA21sArJlfY>.

FERGUSON, Marilin. Conspiração Aquariana. 7a. ed. Rio de Janeiro: Record, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

KHUN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. 5a. ed. São Paulo: Editora Perspectiva S. A., 1998.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia histórico crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1986.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

MORAES, Maria Cândida. Paradigma educacional emergente. 9a. ed. Campinas, SP: Papirus, 2009.

______. Transdisciplinaridade e educação. In: MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira; SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de (Org.). . Formação Profr. elos da Dimens. complexa e Transdiscipl. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2012. p. 304.

MOREIRA, José António; SCHLEMMER, Eliane. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v. 20, n. 26, p. 01–35, 2020. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438>.

MORIN, Edgar. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Porto Alegre: Sulina, 2015.

______. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2a. ed. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MORIN, Edgar; CIURANA, Emilio-Roger; MOTTA, Raúl Domingo. Educar na Era Planetária: o pensamento complexo como “método” de aprendizagem no erro e na incerteza humana. São Paulo: Cortez, 2003.

PEREIRA, Vilmar Alves. Existências ameaçadas: A Educação Ambiental em tempos de COVID-19. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 4, p. 21254–21271, 2020.

UNESCO. Education: From disruption to recovery. Disponível em: <https://en.unesco.org/covid19/educationresponse/>. Acesso em: 20 jun. 2020.

VERCELLI, Lígia de Carvalho Abões. Aulas remotas em tempos de COVID-19: a percepção de discentes de um programa de Mestrado Profissional em Educação. Ambiente e educação, v. 13, n. 2, p. 47–60, 2020. Disponível em: <http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/932>. Acesso em 19 jun. 2020.

Publicado

2022-12-22

Cómo citar

Gomes, Y. L., & Saheb , D. (2022). Os desafios da complexidade para a educação no pós-pandemia:: uma reflexão a partir dos sete saberes de Edgar Morin. Educação Em Foco, 25(47). https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.5734