Crenças infantis de gravidez e desenvolvimento intrauterino e fatores associados
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.5765Palavras-chave:
Crenças infantis, Gravidez e Desenvolvimento intrauterino, Processo evolutivo, Variáveis socio demográficasResumo
Pretendemos conhecer o processo evolutivo e as caraterísticas específicas das crenças infantis (3 a 10 anos) acerca da gravidez e desenvolvimento intrauterino e fatores associados. É um estudo correlacional quase experimental. A nossa amostra é incidental, constituída por 566 crianças portuguesas. Neste estudo comprovámos a existência de processos evolutivos ou de diferenciação nas crenças infantis acerca de gravidez e desenvolvimento intrauterino, associados à idade, nível socioeconómico e o nível de desenvolvimento cognitivo.
Downloads
Referências
BARRAGÁN, F. Las teorías sexuales infantiles, la información sexual y las teorías implícitas de los adultos sobre la sexualidad y educación sexual: Bases Para El Diseño Curricular de la Educación Sexual en el Ciclo Medio de la Egb. Tesis Doctoral, Universidad de La Laguna, 1988.
BARRAGÁN, F. La Educación Sexual. Guía Teórica y Práctica. Paidos: Barcelona. 1991.
BERNSTEIN, A. Flight of the Stork: What Children Think (And When About Sex and Family Building). Perspectives. Revised edition: Indianapolis. 1994.
BERNSTEIN, A. C.; COWAN, P. A. Children’s concepts of how people get babies. Child Development, v. 46, 77-91. 1975.
BRILLESLIJPER-KATER, S.N.; BAARTMAN H. E. What do Young Children Know About Sex? Research on the Sexual Knowledge of Children Between the Ages of 2 and 6 Years. Child Abuse Review, v. 9: 166–182. 2000.
CAREY, S. Conceptual Change in Childhood. Mit Press: Cambridge. 1985.
COHEN e PARKER. Sex Information among nursery-school children. In E. K. OREMLAND e J. D. OREMLAND (Eds.). The sexual and gender development of young children: The role of the educator (pp. 181-190). Ballinger Publishing Company: Cambridge. 1977.
CONN, J. M. Children's awareness of the origins of babies. Journal of Child Psychiatry, v. 1, 140-176. 1947.
FORTIN, M. O Processo de Investigação. Da Concepção à Realização (3ª Edição). Lusociência: Loures. 2003.
GEBHART, R. H. The acquisition of basic sex information. The Journal of Sex Research, v. 13, 148–169. 1977.
GIORDAN, A. e DE VECCHI, G. Los orígenes del Saber: De las concepciones personales a los conceptos científicos (4ª edição). Díada Editora: Sevilha. 1999.
GOLDMAN, R.; GOLDMAN, J. Children’s Sexual Thinking. Routledge and Kegan Paul: London, 1982.
GORDON, B.; SCHROEDER, C.; ABRAMS, J. Age and Social Class Differences. In Children’s Knowledge of Sexuality. Journal of Clinical Child Psychology, v. 19, 33–43. 1990.
JAGSTAIDT, V. La Sexualité et l’Enfant. Delachaux & Niestlé : Neuchatel-Paris. 1984.
KREITLER, H. ; KREITLER, S. Children’s concepts of sexuality and birth. Child Development, v. 37, 363–378. 1966.
LAMERS-WINKELMAN, F. Kinderen als informanten. (Children as informants). In H. BAARTMAN, AND A. VAN MONTFOORT (Eds.), Kindermishandeling: Resultaten van Multidisciplinair Onderzoek. Bruna Uitgevers: Utrecht. 1992.
LAMERS-WINKELMAN, F. Seksueel Misbruik van Jonge Kinderen. (Sexual Abuse of Young Children). VU Uitgeverij: Amsterdam. 1995.
MOORE, J. E. ; KENDALL, D. G. Children’s concepts of reproduction. The Journal of Sex Research, v. 7, 42–61. 1971.
NAGY, M. Children’s birth theories. Journal of Genetic Psychology, v. 83, 217–226. 1953.
PEREIRA, I. R. Concepções e Obstáculos de Aprendizagem no Estudo da Reprodução Humana em Crianças do 1º C.E.B. de meio rural. Dissertação para obtenção do grau de mestre em Estudos da Criança, Promoção da Saúde e do Meio Ambiente, no Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho. 2004.
PEREIRA, A. SPSS. Guia prático de utilização. Análise de dados para ciência e psicologia. Edições Sílabo: Lisboa. 2003.
PIAGET, J. Seis Estudos de Psicologia. Dom Quixote: Lisboa. 1978.
PIAGET, J. O Raciocínio na Criança. Editora Record: Rio De Janeiro. 1967.
PIAGET, J. La Representación del Mundo en el Niño. Morata: Madrid. 1981.
PIAGET, J. El Método Clínico. Lecturas de Psicologia del Niño. Alianza: Madrid. 1982.
PIAGET, J., E INHELDER, B. The Psychology Of The Child. Basic: New York. 1969.
PIAGET, J. Piaget’s Theory. In Mussen P.H. (Eds.). Carmichael’s Manual of Child Psychology (3rd Ed., Pp. 703–732). Wiley. New York. 1970.
SPRINTHALL, N. e SPRINTHALL, R. Psicologia Educacional. Mcgraw-Hill: Alfragide. 1990.
VOLBERT, R. Sexual Knowledge of Preschool Children. In SANDFORT, T. E
RADEMAKERS, J. (Eds), Childhood Sexuality: Normal Sexual Behavior and Development. The Haworth Press, Inc.: New York, USA. 1996.
WITTER, G.P. (2005). Metaciência e psicologia. Alínea: Campinas.
ZOLDOSOVA, K. e PROKOP, P. Primary Pupils’ Preconceptions about Child Prenatal Development. Eurasia Journal of Mathematics, Science & Technology Education, v. 3, 239-246. 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.